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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas de formação e a profissionalização docente no Brasil: o PIBID e a residência pedagógica
Título(s) alternativo(s): Brazilian’s training policies and teacher professionalization: PIBID and Pedagogical residency
Políticas de formación y la profesionalización docente en Brasil: el PIBID y la Residencia pedagógica
Autor(es): Juliana de Fátima Souza
Cláudia Starling Bosco
Dalila Andrade Oliveira
Resumen: O objetivo deste artigo é discutir as políticas de formação docente desenvolvidas no Brasil, com foco nos programas e ações destinados à formação inicial. A primeira seção apresenta algumas das principais regulamentações, políticas e programas de formação implementados no período recente e contrasta-os com dados estatísticos sobre o quadro de professores em exercício e o quadro de matrículas nos cursos de licenciatura. A segunda seção, a partir da análise de editais e relatórios disponibilizados em sites oficiais, discute especificamente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em vigência desde 2007, e o Programa Residência Pedagógica, lançado em 2017. Ambos ensejam a imersão do estudante de cursos de licenciaturas nas redes públicas de educação básica, em atividades práticas de aprendizagem da docência. Constata-se a fragilidade da política nacional de formação, reconfigurada e enfraquecida nas duas últimas alternâncias de governo e, também, o desmantelamento do Pibid. Observa-se ainda que as políticas de formação docente são cada vez mais pensadas de forma dissociada das políticas relacionadas às condições de trabalho e remuneração, o que compromete a valorização e profissionalização docente.
Abstract: The aim of this article is to discuss the Brazilian’s teachers training policies, focusing on programs and actions at the initial graduation. The first section shows some of the graduation main rules, policies and programs recently implemented and compare them with statistics data, about current on duty teachers and the registration number on Teacher’s graduation courses. The second section, comes from notices and reports analysis available on official websites, discuss two programs: “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), since 2007, and “Programa de Residência Pedagógica”, since 2017. Both programs allow the graduation students to immerse on the elementary public schools, in activities to learn how to teach. There is a national graduation policy fragility, reset and weakened on the last two government changes, and also the PIBID’s crumbling. We can also observe that teacher education policies are very dissociated from policies related to work conditions and wage, which compromises teacher appreciation and professionalization
Asunto: Educação
Licenciatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51982
Fecha del documento: 7-sep-2020
metadata.dc.url.externa: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/581
metadata.dc.relation.ispartof: Formação em Movimento
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