Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJuliana de Fátima Souzapt_BR
dc.creatorCláudia Starling Boscopt_BR
dc.creatorDalila Andrade Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T20:13:46Z-
dc.date.available2023-04-14T20:13:46Z-
dc.date.issued2020-09-07-
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage125pt_BR
dc.citation.epage144pt_BR
dc.identifier.issn2675-181Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51982-
dc.description.abstractThe aim of this article is to discuss the Brazilian’s teachers training policies, focusing on programs and actions at the initial graduation. The first section shows some of the graduation main rules, policies and programs recently implemented and compare them with statistics data, about current on duty teachers and the registration number on Teacher’s graduation courses. The second section, comes from notices and reports analysis available on official websites, discuss two programs: “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), since 2007, and “Programa de Residência Pedagógica”, since 2017. Both programs allow the graduation students to immerse on the elementary public schools, in activities to learn how to teach. There is a national graduation policy fragility, reset and weakened on the last two government changes, and also the PIBID’s crumbling. We can also observe that teacher education policies are very dissociated from policies related to work conditions and wage, which compromises teacher appreciation and professionalizationpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é discutir as políticas de formação docente desenvolvidas no Brasil, com foco nos programas e ações destinados à formação inicial. A primeira seção apresenta algumas das principais regulamentações, políticas e programas de formação implementados no período recente e contrasta-os com dados estatísticos sobre o quadro de professores em exercício e o quadro de matrículas nos cursos de licenciatura. A segunda seção, a partir da análise de editais e relatórios disponibilizados em sites oficiais, discute especificamente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em vigência desde 2007, e o Programa Residência Pedagógica, lançado em 2017. Ambos ensejam a imersão do estudante de cursos de licenciaturas nas redes públicas de educação básica, em atividades práticas de aprendizagem da docência. Constata-se a fragilidade da política nacional de formação, reconfigurada e enfraquecida nas duas últimas alternâncias de governo e, também, o desmantelamento do Pibid. Observa-se ainda que as políticas de formação docente são cada vez mais pensadas de forma dissociada das políticas relacionadas às condições de trabalho e remuneração, o que compromete a valorização e profissionalização docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFormação em Movimentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfissionalização docentept_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLicenciaturapt_BR
dc.titlePolíticas de formação e a profissionalização docente no Brasil: o PIBID e a residência pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeBrazilian’s training policies and teacher professionalization: PIBID and Pedagogical residencypt_BR
dc.title.alternativePolíticas de formación y la profesionalización docente en Brasil: el PIBID y la Residencia pedagógicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/581pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4516-6883pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
políticasdeformaçãoeaprofissionalização.pdf410.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.