Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51983
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As políticas de avaliação e responsabilização no Brasil: uma análise da Educação Básica nos estados da região Nordeste
Título(s) alternativo(s): Las políticas de evaluación y responsabilización en Brasil: un análisis de la Educación Básica en los estados de la región Nordeste
Evaluation and accountability policies in Brazil: an analysis of Basic Education in the states of the Northeast region
Autor(es): Dalila Andrade Oliveira
Ana Maria Clementino de Jesus e Silva
Resumo: Este artigo analisa as políticas educacionais dos nove estados da região Nordeste do Brasil. A partir de estudos documentais, buscou-se estabelecer, por meio do método comparativo, algumas semelhanças e diferenças entre os programas e políticas dirigidos ao corpo docente e funcional, à gestão da escola e à avaliação. Os estudos documentais foram realizados no âmbito de uma pesquisa em desenvolvimento que busca compreender em que medida a Nova Gestão Pública tem sedimentado um modelo transnacional de privatização dos serviços públicos, em especial a educação. A análise aponta uma forte presença das políticas de avaliação como uma característica comum entre os estados como estratégia para a melhoria da educação, mas a forma de conduzi-las varia consideravelmente. Foram classificados em três diferentes grupos os estados de acordo com as formas de condução dessas políticas, a partir dos sistemas de responsabilização que desenvolvem.
Abstract: This article analyzes the educational policies of the nine states in the Northeast region of Brazil. Based on documentary studies, we sought to establish, through the comparative method, some similarities and differences between the programs and policies aimed at the teaching and functional staff, school management and evaluation. The documentary studies were carried out as part of a research in development that seeks to understand the extent to which the New Public Management has consolidated a transnational model of privatization of public services, especially education. The analysis points to a strong presence of evaluation policies as a common feature among states as a strategy for improving education, but the way to conduct them varies considerably. States were classified into three different groups according to the ways in which these policies are conducted, based on the accountability systems they develop.
Assunto: Educação
Avaliação educacional - Brasil
Educação básica
Educação - Brasil, Nordeste
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35362/rie8313877
URI: http://hdl.handle.net/1843/51983
Data do documento: 20-Mai-2020
metadata.dc.url.externa: https://rieoei.org/RIE/article/view/3877
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Ibero-americana de Educação
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