Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51992
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSuzana Dos Santos Gomespt_BR
dc.creatorLeise de Paula Reis Limapt_BR
dc.creatorJosias Benevides da Silvapt_BR
dc.creatorPollyanna Fariapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T20:19:14Z-
dc.date.available2023-04-14T20:19:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issueXIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensinopt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage37pt_BR
dc.identifier.issn2595-8852pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51992-
dc.description.resumoEste painel reúne pesquisas que investigam gestão escolar, liderança e desenvolvimento da Educação Básica. Nesse sentido, Silva investigou a relação existente entre os paradigmas de gestão e os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em escolas municipais na Região do Sudoeste da Bahia. Além do Ideb as escolas destacam-se pelas parcerias com outras instituições, modo pelo qual planeja, acompanha e avalia as práticas de ensino. Os resultados indicaram que o município de Licínio de Almeida se diferencia dos demais pela forma como planeja, acompanha e avalia as práticas de ensino, bem como pela forma de dar publicidade aos resultados. Faria, por sua vez, realizou estudos na linha de pesquisa denominada Escola Eficaz, investigando escolas públicas que têm capacidade de incidir positivamente na aprendizagem dos alunos. A autora selecionou três escolas da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, localizadas em Belo Horizonte. Por meio de uma análise correlacional entre os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) foi possível identificar escolas com resultados diferenciados. Os resultados evidenciaram que o sucesso escolar tem suas origens na liderança dos profissionais da educação. Finalmente, o trabalho de Lima e Gomes apresenta resultados de uma pesquisa sobre a implementação do PDE Escola na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, identificando influências, contribuições e desafios para a gestão escolar. Os resultados revelaram que a introdução das tecnologias digitais no contexto escolar favoreceu a disseminação do PDE Escola e otimizou o plano de ação pelos profissionais da escola. Os trabalhos destacam a relevância da gestão escolar e da liderança, tendo em vista maior qualidade no desenvolvimento profissional docente, bem como a implementação de práticas alternativas no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Didática e Práticas de Ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherGestão Escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação Básicapt_BR
dc.titleGestão escolar e liderança no desenvolvimento da educação básica: um estudo das políticas educacionais e práticaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/rel_anais_download.asppt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8660-1741pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1347-1410pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3185-6170pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9768-2882pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.