Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51994
Tipo: Artigo de Evento
Título: Implementação do pde escola na rede estadual de Minas Gerais: um estudo da gestão e sua influência no desempenho da escola
Autor(es): Leise de Paula Reis Lima
Suzana Dos Santos Gomes
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa que visa à investigação da influência do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) na sua gestão pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolve dados quantitativos obtidos por meio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas priorizadas pelo PDE Escola. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico, pesquisa documental sobre o PDE Escola e Prova Brasil, seguido de pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso. Como instrumento de pesquisa elegeu-se a aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com professores e gestores. Os resultados destacaram o PDE Escola como tecnologia educacional que mobiliza e impacta o cotidiano da comunidade escolar. Está voltado para a construção de uma gestão democrática, que enfatiza o protagonismo dos profissionais na elaboração, implementação e execução das ações priorizadas no plano. Indicou também desafios na participação coletiva, provocado pelo desconhecimento dos princípios, (sub) utilização do plano e falta de autonomia no uso da plataforma.
Assunto: Política Educacional
Avaliação Educacional
Direito à Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51994
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.fe.unicamp.br/eventos/2seminario-gepale/index.html
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário do Gepale do Direito à Educação: Pressupostos Políticos e Perspectivas Atuais
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