Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeise de Paula Reis Limapt_BR
dc.creatorSuzana Dos Santos Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T20:20:35Z-
dc.date.available2023-04-14T20:20:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issueII Seminário do Gepale Do Direito à Educação: Pressupostos Políticos e Perspectivas Atuaispt_BR
dc.citation.spage57pt_BR
dc.citation.epage71pt_BR
dc.identifier.isbn978857713pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51994-
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa que visa à investigação da influência do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) na sua gestão pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolve dados quantitativos obtidos por meio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas priorizadas pelo PDE Escola. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico, pesquisa documental sobre o PDE Escola e Prova Brasil, seguido de pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso. Como instrumento de pesquisa elegeu-se a aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com professores e gestores. Os resultados destacaram o PDE Escola como tecnologia educacional que mobiliza e impacta o cotidiano da comunidade escolar. Está voltado para a construção de uma gestão democrática, que enfatiza o protagonismo dos profissionais na elaboração, implementação e execução das ações priorizadas no plano. Indicou também desafios na participação coletiva, provocado pelo desconhecimento dos princípios, (sub) utilização do plano e falta de autonomia no uso da plataforma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSeminário do Gepale do Direito à Educação: Pressupostos Políticos e Perspectivas Atuaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectPDE - Escolapt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subject.otherPolítica Educacionalpt_BR
dc.subject.otherAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subject.otherDireito à Educaçãopt_BR
dc.titleImplementação do pde escola na rede estadual de Minas Gerais: um estudo da gestão e sua influência no desempenho da escolapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.fe.unicamp.br/eventos/2seminario-gepale/index.htmlpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1347-1410pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8660-1741pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.