Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51994
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Leise de Paula Reis Lima | pt_BR |
dc.creator | Suzana Dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T20:20:35Z | - |
dc.date.available | 2023-04-14T20:20:35Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | II Seminário do Gepale Do Direito à Educação: Pressupostos Políticos e Perspectivas Atuais | pt_BR |
dc.citation.spage | 57 | pt_BR |
dc.citation.epage | 71 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978857713 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51994 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa que visa à investigação da influência do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) na sua gestão pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolve dados quantitativos obtidos por meio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas priorizadas pelo PDE Escola. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico, pesquisa documental sobre o PDE Escola e Prova Brasil, seguido de pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso. Como instrumento de pesquisa elegeu-se a aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com professores e gestores. Os resultados destacaram o PDE Escola como tecnologia educacional que mobiliza e impacta o cotidiano da comunidade escolar. Está voltado para a construção de uma gestão democrática, que enfatiza o protagonismo dos profissionais na elaboração, implementação e execução das ações priorizadas no plano. Indicou também desafios na participação coletiva, provocado pelo desconhecimento dos princípios, (sub) utilização do plano e falta de autonomia no uso da plataforma. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário do Gepale do Direito à Educação: Pressupostos Políticos e Perspectivas Atuais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão pedagógica | pt_BR |
dc.subject | PDE - Escola | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Direito à Educação | pt_BR |
dc.title | Implementação do pde escola na rede estadual de Minas Gerais: um estudo da gestão e sua influência no desempenho da escola | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.fe.unicamp.br/eventos/2seminario-gepale/index.html | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1347-1410 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMPLEMENTAÇÃO DO PDE ESCOLA NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS UM ESTUDO DA GESTÃO E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DA ESCOLA.pdf | 184.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.