Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51997
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dc.creatorMaxmüller Coelho Batistapt_BR
dc.creatorSuzana Dos Santos Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T20:25:07Z-
dc.date.available2023-04-14T20:25:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issueII Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.citation.spage72pt_BR
dc.citation.epage89pt_BR
dc.identifier.isbn978857713pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51997-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi investigar possíveis impactos provocados pela Prova Brasil na prática docente no 9º ano do Ensino Fundamental em escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais (SEE-MG). O quadro teórico foi composto por autores do campo da avaliação educacional, entre os quais se destacam: Afonso (1999, 2009); Ball (2005, 2009); Bauer (2010); Bonamino (2002, 2012); Brooke (2008); Oliveira e Souza (2010, 2014). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Optouse pelo Estudo de Caso por meio da abordagem sócio-histórica. A adoção desse método se fez necessária por investigar as evidências empíricas do objetivo traçado na pesquisa, pois, são das interações sociais estabelecidos dentro da escola que espera buscar significados dos docentes quanto à avaliação externa, sendo concretizada a partir do contexto social em que o indivíduo está inserido e externalizada mediante o discurso do sujeito. Os resultados preliminares indicam mudanças na prática docente decorrente da divulgação dos resultados das avaliações externas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSeminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectSAEB/Prova Brasilpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subject.otherPolítica Educacionalpt_BR
dc.subject.otherAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subject.otherDireito à Educaçãopt_BR
dc.titleO impacto da prova brasil na prática docente em escolas da rede estadual de Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.fe.unicamp.br/eventos/2seminario-gepale/index.htmlpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1336-6805pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8660-1741pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

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