Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51997
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maxmüller Coelho Batista | pt_BR |
dc.creator | Suzana Dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T20:25:07Z | - |
dc.date.available | 2023-04-14T20:25:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.citation.spage | 72 | pt_BR |
dc.citation.epage | 89 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978857713 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51997 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi investigar possíveis impactos provocados pela Prova Brasil na prática docente no 9º ano do Ensino Fundamental em escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais (SEE-MG). O quadro teórico foi composto por autores do campo da avaliação educacional, entre os quais se destacam: Afonso (1999, 2009); Ball (2005, 2009); Bauer (2010); Bonamino (2002, 2012); Brooke (2008); Oliveira e Souza (2010, 2014). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Optouse pelo Estudo de Caso por meio da abordagem sócio-histórica. A adoção desse método se fez necessária por investigar as evidências empíricas do objetivo traçado na pesquisa, pois, são das interações sociais estabelecidos dentro da escola que espera buscar significados dos docentes quanto à avaliação externa, sendo concretizada a partir do contexto social em que o indivíduo está inserido e externalizada mediante o discurso do sujeito. Os resultados preliminares indicam mudanças na prática docente decorrente da divulgação dos resultados das avaliações externas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas de Avaliação | pt_BR |
dc.subject | SAEB/Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject.other | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Direito à Educação | pt_BR |
dc.title | O impacto da prova brasil na prática docente em escolas da rede estadual de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.fe.unicamp.br/eventos/2seminario-gepale/index.html | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1336-6805 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O IMPACTO DA PROVA BRASIL NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS.pdf | 199.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.