Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51998
Type: Artigo de Periódico
Title: A pesquisa e a pós-graduação no Brasil: entre o descaso e o obscurantismo
Other Titles: Postgraduate studies and education research in Brasil: between neglect and obscurantism
Posgrado e investigación en educación en Brasil: entre negligencia y oscurantismo
Authors: Dalila Andrade Oliveira
Juliana de Fátima Souza
Abstract: O texto aborda, em linhas gerais, o estado da Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil em relação ao contexto mundial para, em seguida, discorrer sobre a estruturação do sistema nacional de pós-graduação e refletir sobre a pesquisa em educação e seus percalços na atualidade. A discussão tem como principal objetivo problematizar os rumos da pesquisa em educação frente à crise institucional vivida pelas universidades brasileiras, em um contexto que envolve: i) retração significativa do investimento público na educação superior, ciência e tecnologia nos últimos anos e crescente condicionamento da agenda por editais e fundos setoriais; ii) supervalorização do conhecimento sobre educação formulado no âmbito de instituições multilaterais tais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), baseado em estatísticas e evidências, em detrimento do conhecimento crítico produzido pela comunidade científica; e iii) avanço de um movimento negacionista, liderado pelo governo de Jair Bolsonaro, que se manifesta contra as universidades e todas as instituições que correspondem às ideias e ao espírito do iluminismo.
Abstract: The text discusses the state of Research and Development in Brazil in relation to the world context, the structuring of the national postgraduate system and then reflects on research in education and its problems today. The main objective is to problematize the direction of research in education in the face of the institutional crisis experienced by Brazilian universities, in a context that involves: i) significant retraction of public investment in higher education, science and technology in recent years and increasing conditioning of the agenda by sectorial funds; ii) overvaluation of knowledge about education formulated within multilateral institutions such as the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), based on statistics and evidence, to the detriment of critical knowledge produced by the scientific community; and iii) the advancement of a negationist movement, led by the government of Jair Bolsonaro, which demonstrates against universities and all institutions that correspond to the ideas and spirit of the Enlightenment.
Subject: Pós-graduação
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Pesquisa e desenvolvimento
Pesquisa educacional
Ensino superior
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54566
URI: http://hdl.handle.net/1843/51998
Issue Date: 17-Jul-2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54566
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Imagens da Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
apesquisaeaposgraduaçãoemeducação.pdf354.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.