Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52002
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trabalho docente no brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
Título(s) alternativo(s): Teaching in post-pandemic Brazil: what is the destination of public resources?
El trabajo docente en el Brasil postpandemia: ¿cuál será el destino de los recursos públicos?
Autor(es): Dalila Andrade Oliveira
Resumo: O artigo discute os desafios imediatos do contexto educacional brasileiro frente às alterações na legislação que regulamenta o financiamento da Educação Básica e que interfere diretamente na valorização dos/as profissionais da educação (remuneração e formação), bem como nas condições da oferta educativa. Para tanto, procura-se analisar os desafios colocados à Educação Básica pública no país, no contexto de pandemia, que contribuíram para o aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades sociais. Atenta-se também às mudanças ocorridas na educação durante este período, especialmente aquelas relacionadas à organização do trabalho docente e suas possíveis consequências tanto sobre a cultura escolar quanto à saúde dos/ as profissionais. Por fim, acentua-se as lições aprendidas durante a pandemia e os desafios ao período pós-pandêmico, que envolvem a reforma física das escolas e a valorização docente, aos quais os recursos do Fundeb devem ser dirigidos, levando em conta critérios que promovam maior justiça social.
Abstract: The article discusses the immediate challenges of the Brazilian educational context in the face of changes in the legislation that regulates the funding of basic education, which directly interferes in the appreciation of education professionals (pay and training), as well as in the conditions of educational offer. Therefore, it seeks to analyze the challenges of public basic education in the country, in the context of a pandemic, which contributed to the increase in poverty and the deepening of social inequalities. Attention is also paid to the changes that took place in education during this period, especially those related to the organization of teaching work and its possible consequences both on school culture and on the health of the professionals. Finally, the lessons learned during the pandemic and the challenges of the postpandemic period are emphasized, which involve the physical reform of schools and the appreciation of teachers, to which the resources of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and for the Appreciation of Education Professionals (Fundeb), should be directed, taking into account criteria that promote greater social justice.
Assunto: Professores
Educação básica
Educação e Estado
Educação - Financiamento
Brasil
Ensino à distância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1362
URI: http://hdl.handle.net/1843/52002
Data do documento: 10-Fev-2022
metadata.dc.url.externa: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362
metadata.dc.relation.ispartof: Retratos da Escola
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalhodocentenobrasilpospandemico.pdf408.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.