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http://hdl.handle.net/1843/52005
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Historical and contemporary segmentations of the teaching profession in Brazil Segmentaciones históricas y contemporáneas de la profesión docente en Brasil |
Autor(es): | Dalila Andrade Oliveira |
Resumo: | O artigo analisa a profissão docente no Brasil pela identificação de segmentações históricas que interferiram na constituição dos professores como um grupo profissional homogêneo. Na primeira seção, com base em uma revisão bibliográfica de estudos históricos, políticos e estatísticos, buscou-se compreender as formas históricas de segmentação que caracterizaram a constituição da profissão docente no país. Na segunda, discutem-se novas segmentações na profissão docente resultantes das reformas educacionais das últimas décadas. Essas reformas, guiadas pelos princípios da nova gestão pública, promoveram importantes mudanças na gestão escolar que resultaram na fragmentação da profissão docente. Na última seção, o texto mostra tendência à maior individualização da profissão docente mediante políticas de responsabilização, mas também da formação de professores e políticas de carreira. |
Abstract: | The article analyzed the teaching profession in Brazil, based on the identification of historical segmentations that interfered in the constitution of teachers as a homogeneous professional group. In the first section, based on a bibliographic review of historical, political, and statistical studies on education, it sought to understand the historical forms of segmentation that characterized the constitution of the teaching profession in the country. The second section of the chapter discussed new segmentations in the teaching profession resulting from the educational reforms of the last decades. These reforms, guided by the principles of New Public Management, promoted important changes in school management that resulted in fragmentation of teaching professionals. In the last section, the text showed a tendency toward greater individualization of the teaching profession through not only accountability policies, but also through teacher education and career policies. |
Assunto: | Professores Educação básica Educação Carreira profissional Reforma do ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260095 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52005 |
Data do documento: | 12-Jan-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mvbY5JgtLcBPHGttv6bgtg/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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