Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52005
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil
Título(s) alternativo(s): Historical and contemporary segmentations of the teaching profession in Brazil
Segmentaciones históricas y contemporáneas de la profesión docente en Brasil
Autor(es): Dalila Andrade Oliveira
Resumo: O artigo analisa a profissão docente no Brasil pela identificação de segmentações históricas que interferiram na constituição dos professores como um grupo profissional homogêneo. Na primeira seção, com base em uma revisão bibliográfica de estudos históricos, políticos e estatísticos, buscou-se compreender as formas históricas de segmentação que caracterizaram a constituição da profissão docente no país. Na segunda, discutem-se novas segmentações na profissão docente resultantes das reformas educacionais das últimas décadas. Essas reformas, guiadas pelos princípios da nova gestão pública, promoveram importantes mudanças na gestão escolar que resultaram na fragmentação da profissão docente. Na última seção, o texto mostra tendência à maior individualização da profissão docente mediante políticas de responsabilização, mas também da formação de professores e políticas de carreira.
Abstract: The article analyzed the teaching profession in Brazil, based on the identification of historical segmentations that interfered in the constitution of teachers as a homogeneous professional group. In the first section, based on a bibliographic review of historical, political, and statistical studies on education, it sought to understand the historical forms of segmentation that characterized the constitution of the teaching profession in the country. The second section of the chapter discussed new segmentations in the teaching profession resulting from the educational reforms of the last decades. These reforms, guided by the principles of New Public Management, promoted important changes in school management that resulted in fragmentation of teaching professionals. In the last section, the text showed a tendency toward greater individualization of the teaching profession through not only accountability policies, but also through teacher education and career policies.
Assunto: Professores
Educação básica
Educação
Carreira profissional
Reforma do ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260095
URI: http://hdl.handle.net/1843/52005
Data do documento: 12-Jan-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mvbY5JgtLcBPHGttv6bgtg/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação
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