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Tipo: Artigo de Evento
Título: Produção textual na escola: estudo da política nacional de avaliação do ENEM
Autor(es): Glícia Juliana Leandro Lemos
Suzana Dos Santos Gomes
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivos: compreender e analisar a concepção de texto e de produção textual dos alunos e do professor; identificar, nos textos produzidos pelos alunos sujeitos da pesquisa, as dificuldades e as potencialidades das suas produções textuais; compreender e analisar como as competências e as habilidades da matriz de referência da redação do Enem são exploradas pelos professores de Língua Portuguesa na sua prática pedagógica docente. O estudo foi realizado no contexto de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa numa abordagem sócio-histórica, desenvolvida em três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os resultados da pesquisa revelaram que as práticas pedagógicas, nas aulas de produção textual, ainda reproduzem um ambiente de ensino-aprendizagem e de condições de produção textual artificiais e sem contextualização, típicas da atividade de redação escolar. Nesse contexto, as produções textuais construídas pelos alunos são, em sua maioria, esvaziadas da função comunicativa, sendo reduzidas a atividades realizadas para um interlocutor, o professor, e com uma finalidade, a avaliação. Além disso, almejou-se, com a pesquisa, estimular a produção de subsídios para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem da produção textual e para a reflexão das práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Médio.
Abstract: This ressarce ais too: understand and. anualize lhe concepto off texto and. textual produto off lhe students and. lhe tecer; identify, in lhe texts produced by lhe students subject too lhe ressarce, lhe difficulties and. potentialities off their textual productions; understand and. anualize how lhe skills and. abilities off lhe reference matrix off lhe Enem essay are explored by lhe teachers off Portuguese Language in their teaching practice. The study was carried out in lhe context off a school off lhe State Public School off Education off Minas Gerais, in a class off 3rd year off High School. For lhe development off lhe ressarce, we chose qualitative ressarce in a sociohistorical approach, developed in three stages: bibliographic ressarce, documentary ressarce and. field ressarce. The results off lhe ressarce revealed that pedagogical practices in texto produto classes still produce a teaching-learning environment and. artificial textual produto conditions without contextualisation, typical off school writing activity. In addition, lhe ressarce aimed too stimulate lhe produto off subsidies for lhe improvement off lhe teaching-learning process off textual produto and. for lhe reflection off lhe pedagogical practices off Portuguese-language teachers in High School.
Asunto: Ensino Médio
Língua Portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52007
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://sites-mitte.com.br/anais/simelp/listaresumos_2.htm
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

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