Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52007
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGlícia Juliana Leandro Lemospt_BR
dc.creatorSuzana Dos Santos Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T20:30:15Z-
dc.date.available2023-04-14T20:30:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issueVII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesapt_BR
dc.citation.spage487pt_BR
dc.citation.epage495pt_BR
dc.identifier.isbn9788579463532pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52007-
dc.description.abstractThis ressarce ais too: understand and. anualize lhe concepto off texto and. textual produto off lhe students and. lhe tecer; identify, in lhe texts produced by lhe students subject too lhe ressarce, lhe difficulties and. potentialities off their textual productions; understand and. anualize how lhe skills and. abilities off lhe reference matrix off lhe Enem essay are explored by lhe teachers off Portuguese Language in their teaching practice. The study was carried out in lhe context off a school off lhe State Public School off Education off Minas Gerais, in a class off 3rd year off High School. For lhe development off lhe ressarce, we chose qualitative ressarce in a sociohistorical approach, developed in three stages: bibliographic ressarce, documentary ressarce and. field ressarce. The results off lhe ressarce revealed that pedagogical practices in texto produto classes still produce a teaching-learning environment and. artificial textual produto conditions without contextualisation, typical off school writing activity. In addition, lhe ressarce aimed too stimulate lhe produto off subsidies for lhe improvement off lhe teaching-learning process off textual produto and. for lhe reflection off lhe pedagogical practices off Portuguese-language teachers in High School.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivos: compreender e analisar a concepção de texto e de produção textual dos alunos e do professor; identificar, nos textos produzidos pelos alunos sujeitos da pesquisa, as dificuldades e as potencialidades das suas produções textuais; compreender e analisar como as competências e as habilidades da matriz de referência da redação do Enem são exploradas pelos professores de Língua Portuguesa na sua prática pedagógica docente. O estudo foi realizado no contexto de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa numa abordagem sócio-histórica, desenvolvida em três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os resultados da pesquisa revelaram que as práticas pedagógicas, nas aulas de produção textual, ainda reproduzem um ambiente de ensino-aprendizagem e de condições de produção textual artificiais e sem contextualização, típicas da atividade de redação escolar. Nesse contexto, as produções textuais construídas pelos alunos são, em sua maioria, esvaziadas da função comunicativa, sendo reduzidas a atividades realizadas para um interlocutor, o professor, e com uma finalidade, a avaliação. Além disso, almejou-se, com a pesquisa, estimular a produção de subsídios para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem da produção textual e para a reflexão das práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectProficiência Escritorapt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.otherEnsino Médiopt_BR
dc.subject.otherLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleProdução textual na escola: estudo da política nacional de avaliação do ENEMpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://sites-mitte.com.br/anais/simelp/listaresumos_2.htmpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5203-5617pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8660-1741pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA ESTUDO DA POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENEM.pdf367.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.