Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52016
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da Covid-19 |
Other Titles: | Technological mediation and educational process in times of Covid-19 pandemic |
Authors: | Eucidio Pimentaarruda Suzana dos Santos Gomes Durcelina Ereni Pimenta Arruda |
Abstract: | A pandemia da Covid-19 provocou no Brasil e no mundo mudanças repentinas nos campos social, político, econômico e educacional. Dentre as medidas implementadas, o isolamento social implicou no fechamento das escolas, que passaram a ser desafiadas a assumirem o ensino remoto emergencial, mediado pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, pretendeu-se com este estudo verificar como a escola pode cumprir a sua função políticosocial no contexto da crise da pandemia. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que envolveu o uso de dados secundários e empíricos da Unesco e, ainda, a realização de um levantamento que mapeou a maneira como os estados no Brasil estão conduzindo as atividades escolares. Os resultados atestam que a pandemia da Covid-19 exerce impactos diferenciados na vida social e que a oferta do ensino remoto pelos estados tem sido encaminhada por meio de diferentes propostas; entretanto, verificou-se que, de modo geral, as iniciativas governamentais não têm promovido efetivamente a participação da comunidade escolar. |
Abstract: | La pandemia de Covid-19 ha provocado en Brasil y en el mondo cambios repentinos en los campos social, político, económico y educacional. Dentro las medidas implantadas, el aislamiento social ha implicado en el cierre de las escuelas, que pasaran a ser desafiadas a asumir la enseñanza remota de emergencia, mediada por las tecnologías digitales. En eso sentido, pretendemos con este estudio verificar: ¿Como la escuela pode cumplir su función político-social en el contexto de la crisis de la pandemia? Con respecto ala metodología, tratase de un estudio exploratorio de abordaje cualitativo que envolvió el uso de datos secundarios y empíricos de Unesco y, además, la realización de un levantamiento que ha mapeado a la manera como los estados Brasileños están conduciendo las actividades escolares. Los resultados atestan que la pandemia de Covid-10 ejerce impactos diferenciados en la vida social y que la oferta de la enseñanza remota entre los estados ten sido encaminada por medio de diferentes propuestas; todavía, hemos verificado que de modo general, as iniciativas gubernamentales non tiene promovido efectivamente la participación de la comunidad escolar. |
Subject: | COVID-19 Pandemia Ambiente escolar |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14788 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52016 |
Issue Date: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14788 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da Covid-19.pdf | 264 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.