Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52040
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Interfaces entre literatura e matemática |
Authors: | Mariana Magalhães Lara Cecília Vieira do Nascimento |
Abstract: | A aprendizagem da Matemática não ocorre por transmissão direta professor/a aluno/a. Nesse processo, existem inúmeros aspectos que proporcionam a construção do conhecimento por parte do/a aluno/a. Um aspecto importante a se destacar é a mediação do/a professor/a. Sabendo disto, este projeto objetiva discutir possíveis interfaces entre a literatura e o ensino dos quatro eixos da matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisamos que a literatura tem papel importante na introdução e no desenvolvimento de habilidades e conceitos dos diferentes eixos matemáticos. Portanto, pretendemos trabalhar com crianças em início do processo de alfabetização matemática, através de atividades que propõe o ensino dos eixos matemáticos a partir da leitura de obras literárias. Alunos e alunas de seis anos, que estudam no primeiro ano do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG serão os sujeitos de nosso trabalho e irão desenvolver atividades que propõem a construção do conhecimento matemático e o trabalho com os quatro eixos. No trabalho com o eixo Números e operações, selecionamos os livros ‘Aqui está tão quentinho’, de JangSeonHye e ChoiMinHo, e ‘Poemas Problemas’, de Renata Bueno. Em Espaço e Formas, trabalhamos com o livro ‘As três partes’, de Edson Kozminski e ‘Poemas Problemas’, de modo articulado. Com o eixo Grandezas e medidas, escolhemos o livro ‘Quem vai ficar com o pêssego’, de YoonAhHae e Yang HyeWon e, finalmente, em Tratamento da informação, o livro selecionado é o já citado ‘Aqui está tão quentinho’. Relataremos a participação efetiva das crianças na construção de noções essenciais, como número e quantidade, organização de dados em tabelas e gráficos, diferentes soluções para resolução de problemas, dentre outras. Pretendemos, assim, discutir como o ensino de matemática pode ser realizado de maneira prazerosa e, sobretudo, reflexiva e participativa. |
Subject: | Matemática Ensino fundamental FEBRAT Matemática - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52040 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Interfaces entre literatura e matemática.pdf | 325.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License