Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52099
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Interfaces entre avaliação e currículo de história no ensino médio
Autor(es): Alex de Oliveira Fernandes
Suzana Dos Santos Gomes
Resumo: Interfaces entre Avaliação e Currículo de História no Ensino Médio. Apresenta-se nesse artigo os resultados de uma pesquisa que investigou as bases do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), em Minas Gerais, identificando o modo pelo qual os itens de teste adotados atendem aos objetivos pedagógicos anunciados, e as implicações desse programa no currículo escolar da disciplina de História do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a análise dos documentos do PAAE, entre os anos de 2005 e 2015, de conteúdo de matrizes curriculares e de itens de teste das provas geradas pelo programa, além da pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram contradição entre o anúncio do caráter inovador dos itens utilizados como recurso pedagógico para avaliar habilidades e competências e a presença hegemônica de questões tradicionais nas provas elaboradas para o programa em detrimento da modalidade formativa anunciada.
Abstract: Interfaces between Evaluation and History Curriculum at High School. In this article, it is presented the results of a research that investigated the bases of the Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE - Program for the Evaluation of School Learning), in the State of Minas Gerais, identifying the way the adopted test items fulfill the announced pedagogical objectives, and the implications of this program in the History curriculum at High School. The methodology used was the analysis of PAAE documents, between 2005 and 2015, of the content of curricular grids, and of test items in the tests created by the program, besides a bibliographical research. The results have indicated a contradiction between the announcement of the innovative character of the items used as pedagogical resources to evaluate the skills and abilities and the hegemonic presence of traditional matters in the tests designed for the program to the detriment of the announced formation modality.
Assunto: Currículos
Ensino Médio
Avaliação educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684903
URI: http://hdl.handle.net/1843/52099
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84903
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & Realidade
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interfaces entre Avaliação e Currículo.pdf235.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.