Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52101
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alex de Oliveira Fernandes | pt_BR |
dc.creator | Suzana dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T22:23:10Z | - |
dc.date.available | 2023-04-17T22:23:10Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 39ª Reunião Anual Anped | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 7 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-2808 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52101 | - |
dc.description.resumo | Apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que investigou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), em Minas Gerais, entre 2005 e 2016, identificando as implicações das políticas de avaliação nas práticas dos professores de História do Ensino Médio, assim como o modo pelo qual os itens de teste adotados atendem aos objetivos anunciados pelo programa. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que envolveu estudo de caso, aplicação de questionário e análise de conteúdo de itens de teste gerados pelo PAAE. O referencial teórico possui suas bases em pesquisas que discutem políticas públicas e avaliação da aprendizagem, à luz das contribuições de Afonso (2009), Gatti (2009), Sacristán (2011), Mèndez (2011) e Freitas (2014). Os resultados encontrados indicam que a tecnologia educacional oferecida pelo PAAE não impediu que a avaliação assumisse na escola uma função distinta da concepção que fundamenta o programa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Reunião Anual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.other | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Políticas de avaliação no ensino médio: os itens de teste em questão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://anais.anped.org.br/p/39reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=30&field_prog_codigo_value=&field_prog_categoria_target_id=All&combine=&combine_1=Alex%20de%20Oliveira%20Fernandes%20 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1295-3477 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO OS ITENS DE TESTE EM QUESTÃO.pdf | 194.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.