Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlex de Oliveira Fernandespt_BR
dc.creatorSuzana dos Santos Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-17T22:23:10Z-
dc.date.available2023-04-17T22:23:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue39ª Reunião Anual Anpedpt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage7pt_BR
dc.identifier.issn2447-2808pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52101-
dc.description.resumoApresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que investigou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), em Minas Gerais, entre 2005 e 2016, identificando as implicações das políticas de avaliação nas práticas dos professores de História do Ensino Médio, assim como o modo pelo qual os itens de teste adotados atendem aos objetivos anunciados pelo programa. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que envolveu estudo de caso, aplicação de questionário e análise de conteúdo de itens de teste gerados pelo PAAE. O referencial teórico possui suas bases em pesquisas que discutem políticas públicas e avaliação da aprendizagem, à luz das contribuições de Afonso (2009), Gatti (2009), Sacristán (2011), Mèndez (2011) e Freitas (2014). Os resultados encontrados indicam que a tecnologia educacional oferecida pelo PAAE não impediu que a avaliação assumisse na escola uma função distinta da concepção que fundamenta o programa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofReunião Anual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.otherPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino Médiopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titlePolíticas de avaliação no ensino médio: os itens de teste em questãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://anais.anped.org.br/p/39reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=30&field_prog_codigo_value=&field_prog_categoria_target_id=All&combine=&combine_1=Alex%20de%20Oliveira%20Fernandes%20pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1295-3477pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8660-1741pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO OS ITENS DE TESTE EM QUESTÃO.pdf194.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.