Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/52102
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Literatura infanto-juvenil e questões étnico-raciais no reconto de crianças brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | Children’s and young adults literature and ethnical racial issues on retelling of brazilian children |
Autor(es): | Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Suzana Dos Santos Gomes Fabíola Mônica da Silva Gonçalves Sâmia Macedo Ferreira |
Resumo: | Neste estudo, objetiva-se compreender os sentidos e ideologias que afetam a formulação discursiva por crianças brasileiras ao reproduzir o conto “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas com crianças de escolas públicas de Belo Horizonte e Recife. Realizou-se uma análise qualitativa, fundamentada nos dispositivos teóricos da análise de discurso. Os resultados indicam que os sentidos produzidos pelas crianças ao recontarem o conto remete à formação discursiva da beleza, bem como às características físicas que dizem respeito à estética da menina, a exemplo da cor e do tipo de cabelo. Por outro lado, as questões étnico-raciais são silenciadas ou abrandadas, havendo a construção de sentidos que remetem à noção de que a menina é “morena”, especialmente, entre as crianças do nordeste do Brasil, embora o conto explicite que a menina tem uma pele escura. |
Abstract: | In the present study, we aimed at comprehending the meanings and ideologies that affect the discursive formulation of Brazilian children when reproducing writer Ana Maria Machado’s short stories “Menina Bonita do laço de fita” [Pretty Girl with a Ribbon]. In order to gather the data, we have carried out interviews with children from public schools of city of Belo Horizonte – in the state of Minas Gerais and from the city of Recife – in the state of Pernambuco. We performed a qualitative analysis, grounded on the theoretical referential from discourse analysis. The results indicate that the meanings produced by the children when retelling the short story refer to the discursive formation of beauty, as well as the physical characteristics that concern to the girl’s aesthetics, such as hair color and type. On the other side, the ethnical-racial issues are silenced or softened, and we have observed the construction of meanings that refers to the notion that the girl is ‘brown’, especially among the Brazilian northwestern children, thought the short story makes explicit that the girl has a dark skin. |
Assunto: | Psicologia Relações raciais Literatura Brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-076 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52102 |
Data do documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21020 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Brazilian Journal of Development |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literatura Infanto-Juvenil e Questões Étnico-raciais no reconto de crianças brasileiras.pdf | 312.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.