Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52106
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(es): Suzana dos Santos Gomes
Maria José Batista Pinto Flores
Benigna Maria de Oliveira
Andréa Rodrigues Motta
Resumo: No contexto da pandemia da covid-19, o Ensino Remoto Emergencial - ERE foi adotado pelas universidades como alternativa para garantir a continuidade do processo educacional. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de implementação do ERE em uma instituição de Educação Superior pública federal, identificando ações de monitoramento e avaliação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório de abordagem qualitativa. Os resultados atestam que a pandemia da covid-19 promoveu impactos nos cursos de graduação. Com isso, docentes e estudantes empreenderam novos movimentos de apropriação do conhecimento e de reconstrução da relação pedagógica.
Abstract: In the context of the covid-19 pandemic, universities adopted emergency remote teaching (ERT) as an alternative to ensure the continuity of educational process. This study shows results from a research that has investigated the ERT implementation process in a higher education public federal institution, identifying the monitoring and evaluation actions undertaken. Regarding methodology, this is a qualitative, exploratory case study. Results evidence that the pandemic has affected undergraduate courses. Teachers and students have undertaken new movements of knowledge appropriation and pedagogical relationship reconstruction.
Assunto: Educação (Superior)
Gestão Escolar
Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.26512/lc27202139048
URI: http://hdl.handle.net/1843/52106
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39048
metadata.dc.relation.ispartof: Linhas Crí­ticas
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da covid-19.pdf270.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.