Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52126
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Formação continuada de professores de inglês em EAD para certificação internacional
Autor(es): Bruno Horta Liza
Primeiro Orientador: Luciana de Oliveira Silva
Resumo: Esse projeto teve como objetivo a oferta de um de curso de capacitação de professores de inglês na modalidade EAD como preparação para o exame TKT – Teaching Knowledge Test – da Universidade de Cambridge para professores de inglês das cidades de Diamantina, Ipatinga e São Sebastião do Paraíso, todas elas localizadas no estado de Minas Gerais. Utilizando como referenciais teóricos o sócio-interacionismo aplicado à EAD, o modelo de Comunidade de Busca de Conhecimento (GARRISON, ANDERSON, ARCHER, 2000) e o Modelo de 5 Estágios (SALMON, 2007) foi preparado um curso 100% a distância utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, o qual foi pilotado no segundo semestre de 2015 com 13 participantes. Os resultados positivos obtidos na aplicação do projeto e evidenciados pela obtenção da certificação internacional pelos participantes que fizeram o exame apontam que uma experiência de aprendizagem online pode ser bem sucedida quando amparada por um processo de desenvolvimento estruturado (scaffolding) marcado pelas presenças social, cognitiva e instrucional.
Abstract: This project aimed to offer a Distance Learning course for English teachers from the cities of Diamantina, Ipatinga and São Sebastião do Paraíso, all of which are located in the state of Minas Gerais, as preparation for the Cambridge University TKT – Teaching Knowledge Test. Making use of the socio-constructivism principles applied to Distance Learning, the Community of Inquiry Model (GARRISON, ANDERSON, ARCHER, 2000) and the 5-Stage Model (SALMON, 2007) a 100% distance learning course was prepared using the Moodle virtual learning environment and piloted in the second half of 2015 with 13 participants. The positive results obtained in the implementation of the project and evidenced by the participants’ attainment of the international certification show us that an online learning experience can be successful when supported by a structured development process (scaffolding) marked by social, cognitive and instructional presences.
Assunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52126
Data do documento: 21-Jul-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno Horta Liza.pdf6.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.