Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52126
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luciana de Oliveira Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1050402328968536 | pt_BR |
dc.creator | Bruno Horta Liza | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5827230318519831 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T11:23:18Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18T11:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52126 | - |
dc.description.abstract | This project aimed to offer a Distance Learning course for English teachers from the cities of Diamantina, Ipatinga and São Sebastião do Paraíso, all of which are located in the state of Minas Gerais, as preparation for the Cambridge University TKT – Teaching Knowledge Test. Making use of the socio-constructivism principles applied to Distance Learning, the Community of Inquiry Model (GARRISON, ANDERSON, ARCHER, 2000) and the 5-Stage Model (SALMON, 2007) a 100% distance learning course was prepared using the Moodle virtual learning environment and piloted in the second half of 2015 with 13 participants. The positive results obtained in the implementation of the project and evidenced by the participants’ attainment of the international certification show us that an online learning experience can be successful when supported by a structured development process (scaffolding) marked by social, cognitive and instructional presences. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse projeto teve como objetivo a oferta de um de curso de capacitação de professores de inglês na modalidade EAD como preparação para o exame TKT – Teaching Knowledge Test – da Universidade de Cambridge para professores de inglês das cidades de Diamantina, Ipatinga e São Sebastião do Paraíso, todas elas localizadas no estado de Minas Gerais. Utilizando como referenciais teóricos o sócio-interacionismo aplicado à EAD, o modelo de Comunidade de Busca de Conhecimento (GARRISON, ANDERSON, ARCHER, 2000) e o Modelo de 5 Estágios (SALMON, 2007) foi preparado um curso 100% a distância utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, o qual foi pilotado no segundo semestre de 2015 com 13 participantes. Os resultados positivos obtidos na aplicação do projeto e evidenciados pela obtenção da certificação internacional pelos participantes que fizeram o exame apontam que uma experiência de aprendizagem online pode ser bem sucedida quando amparada por um processo de desenvolvimento estruturado (scaffolding) marcado pelas presenças social, cognitiva e instrucional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EAD | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Moodle | pt_BR |
dc.subject | Modelo de 5 estágios | pt_BR |
dc.subject | Comunidade de busca de conhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores de inglês em EAD para certificação internacional | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno Horta Liza.pdf | 6.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.