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http://hdl.handle.net/1843/52132
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Caracterização das pesquisas publicadas no brasil relacionadas à educação em enfermagem |
Autor(es): | Nayane Morais Cunha |
Primeiro Orientador: | Marisa Antonini Ribeiro Bastos |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo caracterizar a produção científica relacionada a educação em enfermagem no Brasil. A Biblioteca Virtual em Saúde foi utilizada como fonte de pesquisa na busca de estudos científicos para composição da população. Apos o processo de filtragem , de acordo com os criteriosa de inclusão, a amostra desta Revisão Integrativa foi constituída de 131 artigos. Dentre os diferentes temas relacionados à Educação em Enfermagem abordados nos artigos que fizeram parte da amostra, destacam-se os Currículos, os Projetos Político Pedagógicos, as diretrizes curriculares e as disciplinas dos cursos de Graduação em Enfermagem, representando 38,9% dos assuntos abordados (51 artigos). Com uma freqüência relativa de 28,2% (37 trabalhos), foram agrupados os artigos que abordavam os aspectos históricos, como também os panoramas atuais e perspectivas futuras dos cursos de enfermagem, nos diferentes estados do Brasil. Os cursos de graduação em enfermagem são os mais estudados dentre aqueles que tratam de Educação em Enfermagem, representando 82,4% (108 estudos) dos artigos analisados. A Revista Brasileira de Enfermagem, a Revista da Escola de enfermagem da USP e a Revista latino Americana de Enfermagem são os periódicos que mais publicaram artigos que compuseram a amostra desta revisão integrativa, com uma freqüência de 40,6%, 19,84% e 10,68%, respectivamente. Quanto aos delineamentos dos 131 artigos analisados, 17,55% (23) adotaram abordagens qualitativas de pesquisa,14,5% (19) definiram seu delineamento como analise documental , 11,45% (15) não especificaram o método de pesquisa e 7,63% (10) são estudos quantitativos, entre outros. Constatou- se que ha escassez de literatura com delineamentos fortes, segundo o paradigma da Pratica Baseada em Evidências. Foi também observado que poucos são os artigos que descrevem de forma clara e objetiva os delineamentos adotados. |
Assunto: | Educação em Enfermagem Educação Continuada Prática Profissional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52132 |
Data do documento: | 24-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
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