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dc.contributor.advisor1Marisa Antonini Ribeiro Bastospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9580476955591155pt_BR
dc.creatorNayane Morais Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-18T12:33:35Z-
dc.date.available2023-04-18T12:33:35Z-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52132-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo caracterizar a produção científica relacionada a educação em enfermagem no Brasil. A Biblioteca Virtual em Saúde foi utilizada como fonte de pesquisa na busca de estudos científicos para composição da população. Apos o processo de filtragem , de acordo com os criteriosa de inclusão, a amostra desta Revisão Integrativa foi constituída de 131 artigos. Dentre os diferentes temas relacionados à Educação em Enfermagem abordados nos artigos que fizeram parte da amostra, destacam-se os Currículos, os Projetos Político Pedagógicos, as diretrizes curriculares e as disciplinas dos cursos de Graduação em Enfermagem, representando 38,9% dos assuntos abordados (51 artigos). Com uma freqüência relativa de 28,2% (37 trabalhos), foram agrupados os artigos que abordavam os aspectos históricos, como também os panoramas atuais e perspectivas futuras dos cursos de enfermagem, nos diferentes estados do Brasil. Os cursos de graduação em enfermagem são os mais estudados dentre aqueles que tratam de Educação em Enfermagem, representando 82,4% (108 estudos) dos artigos analisados. A Revista Brasileira de Enfermagem, a Revista da Escola de enfermagem da USP e a Revista latino Americana de Enfermagem são os periódicos que mais publicaram artigos que compuseram a amostra desta revisão integrativa, com uma freqüência de 40,6%, 19,84% e 10,68%, respectivamente. Quanto aos delineamentos dos 131 artigos analisados, 17,55% (23) adotaram abordagens qualitativas de pesquisa,14,5% (19) definiram seu delineamento como analise documental , 11,45% (15) não especificaram o método de pesquisa e 7,63% (10) são estudos quantitativos, entre outros. Constatou- se que ha escassez de literatura com delineamentos fortes, segundo o paradigma da Pratica Baseada em Evidências. Foi também observado que poucos são os artigos que descrevem de forma clara e objetiva os delineamentos adotados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação Permanentept_BR
dc.subjectLei do exercício profissionalpt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação Continuadapt_BR
dc.subject.otherPrática Profissionalpt_BR
dc.titleCaracterização das pesquisas publicadas no brasil relacionadas à educação em enfermagempt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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