Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52136
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Literatura e formação leitora: desafios do professor nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Joice Lopes Dias
Primeiro Orientador: Roberto Alexandre do Carmo Said
Primeiro membro da banca : Pedro Rena Todeschi
Segundo membro da banca: Juliana Weinrich Shiohara
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel da literatura na formação leitora dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e sobre os desafios enfrentados pelos professores em relação à seleção e indicação de obras literárias para jovens entre onze e quatorze anos, período de transição da infância para a adolescência. Estas reflexões decorrem da ausência de critérios claros que orientem os professores nessa empreitada. Por meio de um estudo bibliográfico, este trabalho apresenta concepções de literatura e sua relevância no ensino atual; também sugere algumas ideias que podem servir como referência para a seleção de obras adequadas ao público. A fundamentação teórica deste estudo apoia-se nas formulações de vários autores, dentre eles Antônio Cândido(1988), Roland Barthes(1980), Jonathan Culler (1999), Jacques Derrida (1992), Leyla Perrone-Moisés(2006, 2016), Graça Paulino (2004) e outros. Por fim, são apresentados e analisados dois exemplos de textos adotados para turmas de nonos anos no ano de 2022.
Abstract: This paper examines the role of literature in the reading formation of students in the final years of elementary school, and the challenges faced by teachers in selecting and recommending books to young people aged between eleven and fourteen years, who are in a transitional period from childhood to adolescence. The lack of clear criteria to guide teachers in this important task has prompted this research. To explore the theoretical underpinnings of this study, various authors have been consulted, including Antônio Cândido (1988), Roland Barthes (1980), Jonathan Culler (1999), Jacques Derrida (1992), Leyla Perrone-Moisés (2006, 2016), Graça Paulino (2004), among others. The use of bibliographical references has allowed us to bring together different conceptions of literature and its relevance in current teaching practices. The paper also suggests ideas that can serve as a reference for the selection of works suitable for this age group. Furthermore, the study presents and analyzes two examples of texts that were used for ninth grade classes in the year 2022.
Assunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52136
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Repositório Versão Final (1).pdf527.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.