Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52150
Type: Dissertação
Title: Educação sexual no ambiente escolar
Authors: Lucas José Silva Costa
First Advisor: Miguel José Lopes
First Referee: Miguel José Lopes
Second Referee: Tânia Mara Segatelli
Third Referee: Maria Gabriela Parenti Bicalho
Abstract: O ensino de ciências nas escolas vem se transformando ao longo dos anos. Os métodos tradicionais de ensino, principalmente aqueles baseados na transmissão de conteúdo, já não possuem o mesmo apelo junto ao corpo discente de outrora. A utilização de novas estratégias de ensino, como as pautadas na abordagem STEAM (em inglês, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) ou CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) trazem consigo um viés interdisciplinar e investigativo. Dar significância aos processos de aprendizagem é fundamental, sendo assim, trabalhar temas de interesse do estudante, como saúde sexual e reprodutiva, pode resultar na melhoria da qualidade de vida. O surgimento de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como a AIDS (síndrome da imunodeficiência humana adquirida) demonstra a necessidade de se discutir a educação sexual no contexto escolar. Sendo assim, o presente trabalho propõe a aplicação de uma sequência didática (SD) com atividades que relacionem o papel biológico do ser humano na reprodução e suas nuances, como as ISTs e relações de gênero. Tal temática viabilizou a aplicação de atividades investigativas relacionadas a incidência de ISTs, resultando na elaboração de uma cartilha impressa com enfoque na prevenção de tais infecções, juntamente com a construção de um jogo, cujo intuito é testar os conhecimentos do jogador sobre as consequências de ISTs, como a AIDS. Durante a aplicação das atividades propostas, percebeu-se que a participação e o envolvimento dos estudantes se mantiveram constantes. Observou-se que as atividades propostas na SD correspondiam aos objetivos e respondiam os questionamentos norteadores do pesquisador. Foi possível perceber também, que a utilização de metodologias ativas de ensino oferece ao estudante a oportunidade de investigar e protagonizar a construção do próprio conhecimento. Desse modo, foi possível verificar que ações que tangem a aprendizagem de conteúdos relacionados à educação sexual nas escolas são extremamente necessárias. A aplicação de atividades interativas e de cunho investigativo permitiram ao professor a exploração de metodologias de ensino capazes de instigar o estudante, que não se limitou ao mero papel de receptor de conteúdos. A temática da educação sexual, focada na reprodução humana, ISTs e relações de gênero foi ao encontro de anseios dos estudantes pela busca de informações dessa área, visto que a temática geralmente não é discutida de forma ampla em outros contextos, como o familiar. Por fim, a publicação da SD produzida e utilizada para o desenvolvimento do presente trabalho poderá auxiliar outros professores que tenham o desejo de trabalhar os temas aqui explicitados.
Abstract: The teaching of science in schools has been changing over the years. Traditional teaching methods, especially those based on the transmission of content, no longer have the same appeal to the student body as they once did. The use of new teaching strategies, such as those based on the STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) or CTS (Science, Technology and Society) approach brings with it an interdisciplinary and investigative bias. Giving significance to the learning processes is fundamental, therefore, working on topics of interest to the student, such as sexual and reproductive health, can result in an improvement in the quality of life. The emergence of new cases of sexually transmitted infections (STIs) such as AIDS (acquired human immunodeficiency syndrome) demonstrates the need to discuss sex education in the school context. Therefore, the present work proposes the application of a didactic sequence (DS) with activities that relate the biological role of the human being in reproduction and its nuances, such as STIs and gender relations. This theme enabled the application of investigative activities related to the incidence of STIs, resulting in the elaboration of a printed booklet focused on the prevention of such infections, together with the construction of a game, whose purpose is to test the player's knowledge about the consequences of STIs, such as AIDS. During the implementation of the proposed activities, it was noticed that the participation and involvement of the students remained constant. It was observed that the activities proposed in the SD corresponded to the objectives and answered the researcher's guiding questions. It was also possible to perceive that the use of active teaching methodologies offers the student the opportunity to investigate and lead the construction of their own knowledge. Thus, it was possible to verify that actions related to the learning of content related to sex education in schools are extremely necessary. The application of interactive and investigative activities allowed the teacher to explore teaching methodologies capable of instigating the student, who was not limited to the mere role of content receiver. The topic of sex education, focused on human reproduction, STIs and gender relations, was in line with the students' wishes for the search for information in this area, since the topic is usually not discussed broadly in other contexts, such as the family. Finally, the publication of the SD produced and used for the development of this work may help other teachers who have the desire to work on the themes explained here.
Subject: Ensino - Biologia
Educação sexual
Aprendizagem
Saúde sexual e reprodutiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52150
Issue Date: 24-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM - Lucas (versão final) LJSC 12-08.pdfTCM - Lucas (versão final) LJSC 12-084.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.