Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52184
Type: Artigo de Evento
Title: Jovens e adultos no ensino fundamental: a construção de conceitos matemáticos nas práticas culturais da sala de aula
Authors: Denise Alves de Araújo
Maria de Fátima Cardoso Gomes
Abstract: Este texto apresenta resultados preliminares de uma pesquisa etnográfica sobre a formação de conceitos matemáticos por jovens e adultos, analisados sob a luz da Psicologia Históricocultural. O objetivo é compreender como esses sujeitos, alunos do ensino fundamental constroem conceitos de matemática nas salas de aula. Neste texto, de modo particular, são usados os conceitos de ‘instrução’ e ‘zona de desenvolvimento iminente’ de Vigotski, principal referência para este trabalho, traduzidos dessa forma por Zoia Prestes que critica traduções anteriores que promovem, segundo ela, um afastamento dos conceitos originais propostos por esse pensador. É apresentada uma análise de uma sequência de interações ocorrida em uma aula sobre ‘frações equivalentes’. A partir desse registro foi possível perceber como um determinado aluno se apropria de procedimentos relativos a esse conceito a partir da atividade (instrução) planejada pela professora e como professora, alunos e alunas ajudam a criar zonas de desenvolvimento iminentes.
Subject: Matemática
Educação
Educação de adultos
Ensino de primeiro grau
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52184
Issue Date: Jul-2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/comunicacoes-cientificas-9.html
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Educação Matemática
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.