Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52186
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dc.contributor.advisor1Luiz Antonio Cruz Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7052822499655835pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alessandra Rosadopt_BR
dc.contributor.referee1Frederico de Paula Tofanipt_BR
dc.contributor.referee2Thaís Alessandra Bastos Caminha Sanjadpt_BR
dc.contributor.referee3Willi de Barros Gonçalvespt_BR
dc.creatorThais Hoelzle Alves da Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907255976267757pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-18T20:21:34Z-
dc.date.available2023-04-18T20:21:34Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52186-
dc.description.abstractPaint is the most external component of most building's coating systems. It stands out as an indispensable finishing against degradation agents climatic, mechanical, pollutants and soluble salts. The paints are part of the painting system, being constituted by resin, solvent, additive and pigment. Resins name the paint and determine its main physical, chemical and mechanical characteristics; solvents are the volatile components that provide the application; pigments are solid particles that give color and provide covering power and additives improve specific characteristics of the formulation. The criteria for the conservation of the built cultural heritage are not well defined yet, mainly regarding the treatment of the pictorial coating layers. The objective of this dissertation is to enable in-depth knowledge of identification, characterization, documentation, and analysis of the resins that constitute these pictorial layers - focusing on its physical-chemical composition and compatibility, not just as an element of color. The core of this analysis are modern paints, applied as overcoating layers in the built cultural heritage. Modern paints derive from the development of new synthetic resins throughout the 20th century, namely: nitrocellulose resin and pyroxylin; alkyd resins; acrylic resins; chlorinated rubber; vinyl resins; polyurethane resins; silicone resins; epoxy resins and hydrocarbon resins. The paints derived from these resins are widely used by the market, but not always understood in their application singularities. This dissertation combines the bibliographic review of painting systems with the exams for characterizing the layers of pictorial coating in a case study. The analyzed case study is the building of the Secretaria de Viação e Obras Publicas from the city of Belo Horizonte (Minas Gerais) designed and built between 1895 and 1897 by the Comissão Construtora da Nova Capital (C.C.N.C). The method used comprises identification of the case study, field visits, sample collection, scientific documentation by image, conducting scientific examinations, documentary and bibliographic research. The results achieved confirm the prevalence of painting as a mere aesthetic component of the conservation processes of the built cultural heritage, unrelated to the specificities of its components. This work progresses in the constitution of modern paints, as well as their interaction on the existing substrate. Also, it certifies the need for collaboration among the different areas of knowledge, highlighting the preservation of cultural heritage as interdisciplinary.pt_BR
dc.description.resumoA tinta é o componente mais externo na maioria dos sistemas de revestimento de uma edificação. Destaca-se como acabamento indispensável contra os agentes de degradação climáticos, mecânicos, poluentes e sais solúveis. As tintas integram o sistema de pintura e são constituídas por resina, solvente, aditivo e pigmento. As resinas determinam a nomenclatura e definem as principais características físicas, químicas e mecânicas; os solventes são os componentes voláteis que propiciam a aplicação; os pigmentos são partículas sólidas que dão cor e conferem poder de cobertura e os aditivos possibilitam características específicas na formulação. Os critérios de conservação do patrimônio cultural edificado ainda não estão bem definidos, principalmente, no que se refere ao tratamento das camadas pictóricas de revestimento. O objetivo desta dissertação é contribuir para o aprofundamento do conhecimento de identificação, de caracterização, de documentação e de análise das resinas constituintes destas camadas pictóricas - focando em sua composição físico-química e não apenas como um elemento de cor. O cerne desta análise são as tintas modernas aplicadas como camadas de repintura no patrimônio cultural edificado. As tintas modernas derivam do desenvolvimento de novas resinas sintéticas ao longo do século XX, a saber: resina de nitrocelulose e piroxilina; resinas alquídicas; resinas acrílicas; borracha clorada; resinas vinílicas; resinas poliuretânicas; resinas de silicone; resinas epoxídicas e resinas hidrocarbônicas. As tintas derivadas destas resinas são amplamente utilizadas pelo mercado, mas nem sempre compreendidas em suas singularidades de compatibilidade. Esta dissertação combina a revisão bibliográfica de sistemas de pintura com os exames para caracterização das camadas de revestimento pictórico de um estudo de caso. O estudo de caso analisado é o edifício da Secretaria de Viação e Obras Públicas da cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais) projetado e construído entre 1895 e 1897, pela Comissão Construtora da Nova Capital (C.C.N.C). O método utilizado compreende a identificação do estudo de caso, visitas de campo, coleta de amostras, documentação científica por imagem, realização de exames científicos, pesquisas documentais e bibliográficas. Os resultados alcançados confirmam a prevalência da pintura como um mero componente estético dos processos de conservação do patrimônio cultural edificado, desvinculada das especificidades de seus componentes. Este trabalho proporciona avanços aos conhecimentos sobre a constituição das tintas modernas, bem como a interação delas sobre o substrato existente. Também certifica a necessidade de colaboração entre as diversas áreas do conhecimento, destacando-se a preservação do patrimônio cultural como interdisciplinar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentávelpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de revestimentopt_BR
dc.subjectSistema de pinturapt_BR
dc.subjectRepintura com tintas modernas e de alvenariapt_BR
dc.subjectAnálise científica do patrimônio culturalpt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural edificadopt_BR
dc.subject.otherPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural - Conservação e restauraçãopt_BR
dc.titleCamadas pictóricas na conservação-restauração do patrimônio cultural edificado: o uso de tintas modernaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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