Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52270
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Somos educadores matemáticos: uma questão de arqueologia
Título(s) alternativo(s): We are mathematics educators: an archaeological issue
Autor(es): Filipe Santos Fernandes
Resumo: Este artigo apresenta uma das frentes de análise empreendidas na tese de doutorado A quinta história: composições da Educação Matemática como área de pesquisa (2014). Fundamentada nas potencialidades da estética ficcional para o exercício do pensamento e da linguagem, nossa história busca tratar das possibilidades de vinculação e subordinação da Educação Matemática a outras áreas do conhecimento. E se o mundo que conhecemos deixasse de existir e exploradores de um futuro distante investigassem a Educação Matemática? Que compreensões seriam possíveis? Seria a Educação Matemática uma área de pesquisa vinculada/subordinada a outras áreas? Como as narrativas de vida de pesquisadores disparam modos de pensar a Educação Matemática em suas relações com áreas do conhecimento já constituídas? Perseguindo tais questões, propomos uma arqueologia.
Abstract: This article presents one of the analyses of the doctoral thesis The fifth history: compositions of Mathematics Education as a research area (2014). Based on the potentialities of fictional aesthetics to the exercise of thinking and language, our history deals with possibilities of linking and subordination of Mathematics Education to other knowledge areas. What if the world as we know did not cease to exist and explorers from a distant future investigated the Mathematics Education? Which comprehension would be possible? Would Mathematics Education be a research area linked/subordinated to other areas? How life narratives of researchers fire ways of thinking the Mathematics Education in their relation to other knowledge areas already constituted? Pursuing such issues, we propose an archaeology.
Assunto: Educação matemática
Matemática -- estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52270
Data do documento: 27-Dez-2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2876
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectivas da Educação Matemática
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Somos Educadores Matemáticos uma questão de arqueologia.pdf803.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.