Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernanda Ribeiro dos Santospt_BR
dc.creatorIdalmo Montenegro de Oliveirapt_BR
dc.creatorLuiz Carlos Santospt_BR
dc.creatorRafaela Esteves Godinho Lealpt_BR
dc.creatorMarcelo Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T20:00:29Z-
dc.date.available2023-04-19T20:00:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.15545pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52282-
dc.description.abstractAs práticas curriculares formais do ensino de engenharia vem sendo repensadas no intuito de atender a demanda crescente pelo desenvolvimento de competências e novas habilidades multidisciplinares dos alunos, tornando-os protagonistas pelo próprio desenvolvimento e forjando o currículo em ação, que vai além do currículo prescrito. Nesse sentido, um projeto foi desenvolvido por discentes e docentes do curso de Engenharia Química, cuja metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos foi aplicada. Durante a disciplina curricular “Laboratório de Operações e Processos” os alunos puderam trabalhar com o currículo em ação a partir de quarto atividades principais que fizessem necessárias a aplicação do conhecimento técnico atrelado a habilidade de comunicação e resolução de problemas, adaptação a realidade, proatividade e capacidade analítica. O desenvolvimento de competências e habilidades pelos estudantes foi analisado a partir dos relatórios apresentados por eles como resultado de seus projetos em grupo e sumarizados em uma matriz de competências gerais do engenheiro, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras. Por meio dessa matriz foi possível concluir que os alunos resolveram as situações-problema reais utilizando o conhecimento técnico aprendido na Universidade, considerando os aspectos econômicos, ambientais e sociais. Definiram o tema de seus trabalhos, metas e a metodologia a ser desenvolvida com total autonomia. Utilizaram a criatividade e a multidisciplinaridade para buscar soluções e adaptar os recursos, adquirindo equipamentos e insumos, construindo e adaptando com as ferramentas que estavam à disposição. Exerceram a capacidade analítica para elucidar os resultados e apresentar melhoria se também inseriram as tecnologias digitais para facilitar a comunicação e processos.pt_BR
dc.description.resumoThe formal curriculum practices in engineering education have been rethought in order to meet the growing demand for the development of the more traditional skills, as well as newer multidisciplinary skills for the students, making them protagonists in their own development and forging the curriculum through concrete activities (curriculum in action) that go beyond the prescribed curriculum. As a fundamental part of this process,a project was developed by students and professors of the Chemical Engineering course, where the Project-Based Learning methodology was applied. During the traditional curriculum course "Operations and Processes Laboratory", students were able to work with the curriculum in action throughfour main activities that required the application of technical knowledge linked to communication skills and problem solving, adaptation to reality, proactivity and analytical ability. The development of competences and skills by the students was analyzed based on the reports they presented as a result of their group projects and summarized in a matrix of general engineering competences, based on the Brazilian National Curriculum Guidelines. Through this matrix it was possible to conclude that the students solved the real problem situations using the technical knowledge learned at the University, while taking into account the relevant economic, environmental and social aspects. They defined the theme of their work, goals and the methodology to be developed with complete autonomy. They exercised creativity and used multidisciplinary skills to seek solutions and adapt resources, acquiring equipment and supplies, developing and building adaptively, while utilizing the tools at their disposal. They exercised the analytical capacity to elucidate the results and present improvements and also introduced digital technologies to facilitate communication and other processes.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICApt_BR
dc.publisher.departmentPROGRAD - PRO-REITORIA DE GRADUACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessional skillspt_BR
dc.subjectProject-based learning methodologypt_BR
dc.subjectKraft processpt_BR
dc.subjectFilter prototypept_BR
dc.subject.otherEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEngenharia químicapt_BR
dc.subject.otherEngenheiros - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titlePedagogical strategies for chemical engineering courses: skills development through project-based learning (PBL)pt_BR
dc.title.alternativeEstratégias pedagógicas para os cursos de engenharia química: desenvolvimento de competências por meio da aprendizagem baseada em projetos (ABP)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15545pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5281-7109pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8792-6943pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8646-5946pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1410-6645pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8345-8890pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.