Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/52301
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Atendimento educacional diferenciado: construindo práticas inclusivas para estudantes do Centro Pedagógico da UFMG |
Autor(es): | Andréa Morato Monteiro Fernandes Camila Camillozi Alves Costa de Albuquerque Araújo Elânia de Oliveira Isabela Carolina Faria de Oliveira |
Resumo: | O Atendimento Educacional Especializado vem sendo implementado para atender aos estudantes público alvo da educação especial matriculados no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A construção de uma escola inclusiva pressupõe o desenvolvimento de uma pedagogia diferenciada, que atenda à diversidade do seu público. Torna-se necessário assegurar o acesso, a permanência, o percurso e o sucesso no processo de escolarização dos os estudantes. Entretanto, alguns deles podem necessitar de estratégias e recursos diferenciados para que o seu direito à educação seja assegurado. Por este motivo, o Centro Pedagógico oferece o Atendimento Educacional Diferenciado na forma de apoio e de complementação. Os alunos que são atendidos na forma de apoio têm apresentado um significativo desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e comunicacionais. Aqueles que são atendidos na forma de complementação têm demonstrado motivação e interesse nos atendimentos, o que tem contribuído para o desenvolvimento desses alunos nas diferentes habilidades, com uma maior acessibilidade ao currículo escolar. O objetivo do artigo é descrever como tem sido ofertado o Atendimento Educacional Diferenciado no Centro Pedagógico. Essa proposta de Atendimento tem sido uma experiência positiva, que contribui de forma significativa para o processo de inclusão escolar dessa instituição. |
Assunto: | Educação especial Estudantes com deficiência Educação inclusiva |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52301 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/atendimento-educacional-diferenciado-construindo-praticas-inclusivas-para-estuda?lang=pt-br |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Educação Especial |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.