Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndréa Morato Monteiro Fernandespt_BR
dc.creatorCamila Camillozi Alves Costa de Albuquerque Araújopt_BR
dc.creatorElânia de Oliveirapt_BR
dc.creatorIsabela Carolina Faria de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-20T00:25:11Z-
dc.date.available2023-04-20T00:25:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52301-
dc.description.resumoO Atendimento Educacional Especializado vem sendo implementado para atender aos estudantes público alvo da educação especial matriculados no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A construção de uma escola inclusiva pressupõe o desenvolvimento de uma pedagogia diferenciada, que atenda à diversidade do seu público. Torna-se necessário assegurar o acesso, a permanência, o percurso e o sucesso no processo de escolarização dos os estudantes. Entretanto, alguns deles podem necessitar de estratégias e recursos diferenciados para que o seu direito à educação seja assegurado. Por este motivo, o Centro Pedagógico oferece o Atendimento Educacional Diferenciado na forma de apoio e de complementação. Os alunos que são atendidos na forma de apoio têm apresentado um significativo desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e comunicacionais. Aqueles que são atendidos na forma de complementação têm demonstrado motivação e interesse nos atendimentos, o que tem contribuído para o desenvolvimento desses alunos nas diferentes habilidades, com uma maior acessibilidade ao currículo escolar. O objetivo do artigo é descrever como tem sido ofertado o Atendimento Educacional Diferenciado no Centro Pedagógico. Essa proposta de Atendimento tem sido uma experiência positiva, que contribui de forma significativa para o processo de inclusão escolar dessa instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação Especial-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titleAtendimento educacional diferenciado: construindo práticas inclusivas para estudantes do Centro Pedagógico da UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/atendimento-educacional-diferenciado-construindo-praticas-inclusivas-para-estuda?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9804-5888pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3508-2985pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.