Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52301
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Andréa Morato Monteiro Fernandes | pt_BR |
dc.creator | Camila Camillozi Alves Costa de Albuquerque Araújo | pt_BR |
dc.creator | Elânia de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Isabela Carolina Faria de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T00:25:11Z | - |
dc.date.available | 2023-04-20T00:25:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52301 | - |
dc.description.resumo | O Atendimento Educacional Especializado vem sendo implementado para atender aos estudantes público alvo da educação especial matriculados no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A construção de uma escola inclusiva pressupõe o desenvolvimento de uma pedagogia diferenciada, que atenda à diversidade do seu público. Torna-se necessário assegurar o acesso, a permanência, o percurso e o sucesso no processo de escolarização dos os estudantes. Entretanto, alguns deles podem necessitar de estratégias e recursos diferenciados para que o seu direito à educação seja assegurado. Por este motivo, o Centro Pedagógico oferece o Atendimento Educacional Diferenciado na forma de apoio e de complementação. Os alunos que são atendidos na forma de apoio têm apresentado um significativo desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e comunicacionais. Aqueles que são atendidos na forma de complementação têm demonstrado motivação e interesse nos atendimentos, o que tem contribuído para o desenvolvimento desses alunos nas diferentes habilidades, com uma maior acessibilidade ao currículo escolar. O objetivo do artigo é descrever como tem sido ofertado o Atendimento Educacional Diferenciado no Centro Pedagógico. Essa proposta de Atendimento tem sido uma experiência positiva, que contribui de forma significativa para o processo de inclusão escolar dessa instituição. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional diferenciado: construindo práticas inclusivas para estudantes do Centro Pedagógico da UFMG | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/atendimento-educacional-diferenciado-construindo-praticas-inclusivas-para-estuda?lang=pt-br | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9804-5888 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3508-2985 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.