Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52382
Tipo: Tese
Título: O Sistema Impro e sua aplicação em projetos de extensão com estudantes do ensino médio e superior do Instituto Federal do Tocantins
Título(s) alternativo(s): The Impro System and its application on extension projects with high school and graduation students of the Federal Institute of Tocantins
Autor(es): Brenno Jadvas Soares Ferreira
Primeiro Orientador: Mariana de Lima e Muniz
Primeiro membro da banca : Narciso Larangeira Telles da Silva
Segundo membro da banca: Paulo Ricardo Merisio
Terceiro membro da banca: Arnaldo Leite de Alvarenga
Quarto membro da banca: Mônica Medeiros Ribeiro
Resumo: Esta tese analisa o Sistema Impro, proposto por Keith Johnstone, a partir de experimentações práticas, realizadas no âmbito da extensão acadêmica, com estudantes da Graduação em Teatro e do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – campus Gurupi, participantes dos grupos de teatro de improviso GuruImpro e ImproMédio. Esses grupos são frutos de projetos de extensão que mantêm ações contínuas com a comunidade interna e externa ao IFTO. Desse modo, foram observados e analisados os treinamentos e apresentações desses grupos, técnicas e formatos de espetáculos que contribuíram na sua formação e aprendizado. Para a análise dessas ações, a pesquisa conta com autores que lidam com o improviso e os jogos teatrais, com foco na formação educacional e social. A extensão acadêmica uma das bases desta pesquisa, as políticas de extensão do IFTO e nacionais foram norteadoras da análise empreendida. Assim, os resultados apontam que o papel do trabalho com o Sistema Impro, desenvolvido com os grupos em pauta, teve importante contribuição à formação acadêmica, artística e social dos participantes e das instituições envolvidas. Salienta-se, pois, como a linguagem da Impro contribuiu no fortalecimento da cultura na comunidade local e nas ações extensionistas do IFTO.
Abstract: This thesis dissertation analyzes the implementation of Keith Johnstone’s Impro System on special practical experiments carried out within the scope of academic extension with undergraduate students in Theater and high school students at the Integrated High School, both groups part of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO) – Gurupi campus. All of the participants took part in the improvisation theater groups: GuruImpro and ImproMédio. The first one, formed by undergrads, and the latter by high school students. These groups were formed under the institute extension projects which maintain continuous actions with the internal and external community of the IFTO. Thus, the training and presentations of both groups, techniques and formats of exhibitions that contributed to their formation and learning were observed and analyzed. For the analysis of these actions, the research relied on authors who deal with improvisation and theater games, focusing on educational and social formation. The academic extension is also one of the objects of this research. Therefore, the IFTO and the national extension policies guided the analysis undertaken for this work. The results indicate that the Impro System concepts developed within the groups in question had positive impacts to the academic, artistic, and social formation of the participants and the institutions involved. Furthermore, how the Impro System implementation contributed to strengthening the culture in the local community and in the extensionist actions of the IFTO.
Assunto: Teatro - Estudo e ensino
Extensão universitária
Improvisação (Representação teatral)
Teatro e sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52382
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Brenno Jadvas pfda.pdf5.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.