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Tipo: Dissertação
Título: Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
Autor(es): Vanginei Leite Silva
primer Tutor: Lucia Gouvêa Pimentel
primer miembro del tribunal : Valdemar Ferreira dos Santos
Segundo miembro del tribunal: Ana Maria Rabelo Gomes
Resumen: As artes indígenas são manifestações culturais que desempenham um papel ativo e, em alguns casos, “utilitário” na vida cotidiana das aldeias. São utensílios nos quais servimos nossos alimentos, são pinturas corporais que nos protegem dos agentes da destruição, são cantos que nos fortalecem e nos conectam com os nossos ancestrais. A pesquisa que deu base a esta dissertação investigou, em especial, a cerâmica tradicional Xakriabá, assim como à pesquisa de artistas contemporâneos do circuito de museus, para desenvolver abordagens metodológicas para os estudantes do Ensino Médio, da Escola Indígena Xukurank, na Aldeia Barreiro Preto. A partir da pesquisa realizada no curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI/FaE/UFMG) de 2006 a 2011 com os ceramistas mais velhos Xakriabá, foi possível iniciar a produção de peças de cerâmica de uma forma renovada, em acordo com as técnicas aprendidas e os formatos de peças produzidas. Na pesquisa e Mestrado foi possível explorar novas possibilidades, considerando a tradição e a contemporaneidade indígena Xakriabá. Foram elencados princípios para elaboração de material didático para o ensino/aprendizagem de Arte Indígena Contemporânea para escolas indígenas e não indígenas. Foi questionada a forma como os livros didáticos apresentam os indígenas para sociedade, colocando a contribuição das artes indígenas só no passado e também foi abordado como era a relação do sistema da arte contemporânea do não indígena com a arte dos indígenas no passado e nos dias atuais. A pesquisa destacou que o universo artístico indígena está muito presente nos dias de hoje, que faz parte do acervo de arte contemporânea e deve ser melhor estudado e divulgado, para que seja conhecido, respeitado e valorizado, independentemente de ser indígena ou não indígena. A pesquisa também destaca o papel artivistas das artes indígenas que não é apartada da política de resistência e está sempre a exercício das nossas lutas.
Abstract: Indigenous arts are cultural manifestations that play an active and, in some case, “useful” role in the daily life of the villages. They comprise the utensils in which we serve our food, the body painting that protects us against agents of destruction, and the songs that strengthen us and connect us with our ancestors. The research on which this dissertation is based investigates, in particular, traditional Xakriabá ceramics, associating it with the ceramics of other indigenous peoples, as well as with the research of contemporary artists in the art-gallery sphere, in order to develop methodological approaches for middle school students of the Xukurank Indigenous School in the Barreiro Preto village. Based on the research carried out with older Xakriabá ceramicists in the Intercultural Training course for Indigenous Educators (FIEI/FaE/UFMG) from 2006 to 2011, it was possible to begin producing ceramic objects in a renewed way, in accordance with the techniques learnt and the format of the products. In the research and the Masters, it was possible to explore new possibilities in the light of both Xakriabá tradition and contemporaneity. Principles were elaborated for didactic material for the teaching/learning of contemporary Indigenous Art for indigenous and non-indigenous schools. Consideration was given not only to how textbooks present indigenous people to society, locating the contribution of indigenous arts only in the past, but also to the relationship between the non-indigenous contemporary art system and indigenous art in the past and in the present. The research highlighted that the indigenous artistic universe is very present nowadays and that it is part of the contemporary art collection and should therefore be better studied and disseminated, so that it is known, respected and valued, regardless of being indigenous or non-indigenous. The research also highlights the artivist role of indigenous arts, which is not disconnected from the politics of resistance and always forms part of our struggles.
Asunto: Arte indígena
Arte - Estudo e ensino
Material didático
Trabalhos em cerâmica
Índios Xakriabá
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52390
Fecha del documento: 18-oct-2022
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