Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52408
Type: Artigo de Periódico
Title: Pensar a educação inclusiva no contexto da pesquisa na educação básica: reflexões sobre as ações implementadas pelo Centro Pedagógico da UFMG
Authors: Maria Carolina da Silva Caldeira
Elânia de Oliveira
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Abstract: Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre a educação inclusiva e as contribuições que a pesquisa na educação básica podem oferecer para ampliar as discussões nesse campo de estudos. O ponto de partida são as ações que o Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) vem desenvolvendo nos últimos anos. Para tanto, utilizou-se como metodologia a análise documental. Foram analisados diferentes documentos do CP, tais como a proposta de Projeto Política Pedagógico, os documentos relativos ao Atendimento Educacional Especializado e as propostas de formação inicial docente. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos sobre inclusão escolar, particularmente as contribuições de Mantoan (2003) e Kafrouni e Pan (2001). Os resultados dão conta de que um esforço tem sido feito pela escola, o que pode ser percebido pelo envolvimento da comunidade escolar nos seminários e rodas de conversa, com o objetivo de definir as diretrizes internas para a inclusão no CP, o investimento de professores e TAEs (técnicos administrativos em educação) na pesquisa, com a criação de grupo de pesquisa com foco na diversidade e na inclusão, além de ações de formação para estudantes de graduação e comunidade interna.
Abstract: In this article we present some reflections on inclusive education and the contributions that research in basic education can offer to broaden the discussions in this field of studies. The starting point is the actions that the UFMG Pedagogical Center (CP) has been developing in recent years. To do so, use it as a document analysis methodology. Different CP documents were analyzed, such as a proposal for a Peda-gogical Policy Project, the documents applicable to Specialized Educational Assistance and proposals for initial teacher training. As a theoretical framework, studies on school inclusion were used, particularly the contributions of Mantoan (2003) and Kafrouni and Pan (2001). The results show that an effort has been made by the school, which can be perceived by the involvement of the school community in seminars and conversation circles, with the aim of defining the internal guidelines for inclusion in the CP, the investment of teachers and TAEs (administrative technicians in education) in research, with the creation of a research group focused on diversity and inclusion, in addition to training actions for undergraduate students and the internal community.
Subject: Educação infantil
Educação inclusiva
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/2595-4377.103183
URI: http://hdl.handle.net/1843/52408
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/103183
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos do Aplicação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.