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http://hdl.handle.net/1843/52470
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O princípio educativo do trabalho e a importância social da inclusão de trabalhadores com deficiência |
Título(s) alternativo(s): | The educational principle of work and the social importance of including workers with disabilities |
Autor(es): | Naim Rodrigues de Araújo |
Resumen: | Tem-se por objetivo ultrapassar uma compreensão do trabalho como sendo apenas uma troca mercantil e compreendê-lo como uma atividade social central à significação/ressignificação humana. Faz-se um ensaio teórico que propõe uma reflexão a partir dos conceitos de signos e instrumentos apresentados por Vygotsky em debate com o conceito de trabalho real discutido na Ergologia. A aproximação entre a Ergologia e o entendimento de Vygotsky acerca da formação social da mente permite inferir que, assim como os signos são mediadores no desenvolvimento das crianças, na vida adulta, a partir do uso de instrumentos e do contato social, o trabalho se apresenta como uma categoria central que possibilita aos humanos se desenvolverem, serem reconhecidos e se reconhecerem enquanto sujeitos. Logo, o trabalho deve ser concebido com um direito social, não como privilégio de alguns. Portanto, as pessoas com deficiência não podem ter o direito ao trabalho cerceado. |
Abstract: | This article aims to go beyond an understanding of work as just a commercial exchange and understand it as a social activity central to human signification/resignification. It is a theoretical essay that proposes a reflection based on the concepts of signs and instruments presented by Vygotsky in debate with the concept of real work discussed in Ergology. The approximation between Ergology and Vygotsky's understanding of the social formation of the mind allows us to infer that, just as signs are mediators in the development of children, in adult life, through the use of instruments and social contact, work becomes presents as a central category that enables humans to develop, being recognized and recognize themselves as subjects. Thus, work must be conceived as a social right, not as a privilege of some. Therefore, people with disabilities cannot have their right to work restrained. |
Asunto: | Trabalho Trabalho - Aspectos sociais Integração social Pessoas com deficiência |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6370 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52470 |
Fecha del documento: | 21-dic-2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/6370 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Aprender: caderno de filosofia e psicologia da educação |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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O princípio educativo do trabalho e a importância social da inclusão de trabalhadores com deficiência.pdf | 185.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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