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http://hdl.handle.net/1843/52470
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Naim Rodrigues de Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T19:41:14Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T19:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.citation.issue | 26 | pt_BR |
dc.citation.spage | 266 | pt_BR |
dc.citation.epage | 279 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6370 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-246X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52470 | - |
dc.description.abstract | This article aims to go beyond an understanding of work as just a commercial exchange and understand it as a social activity central to human signification/resignification. It is a theoretical essay that proposes a reflection based on the concepts of signs and instruments presented by Vygotsky in debate with the concept of real work discussed in Ergology. The approximation between Ergology and Vygotsky's understanding of the social formation of the mind allows us to infer that, just as signs are mediators in the development of children, in adult life, through the use of instruments and social contact, work becomes presents as a central category that enables humans to develop, being recognized and recognize themselves as subjects. Thus, work must be conceived as a social right, not as a privilege of some. Therefore, people with disabilities cannot have their right to work restrained. | pt_BR |
dc.description.resumo | Tem-se por objetivo ultrapassar uma compreensão do trabalho como sendo apenas uma troca mercantil e compreendê-lo como uma atividade social central à significação/ressignificação humana. Faz-se um ensaio teórico que propõe uma reflexão a partir dos conceitos de signos e instrumentos apresentados por Vygotsky em debate com o conceito de trabalho real discutido na Ergologia. A aproximação entre a Ergologia e o entendimento de Vygotsky acerca da formação social da mente permite inferir que, assim como os signos são mediadores no desenvolvimento das crianças, na vida adulta, a partir do uso de instrumentos e do contato social, o trabalho se apresenta como uma categoria central que possibilita aos humanos se desenvolverem, serem reconhecidos e se reconhecerem enquanto sujeitos. Logo, o trabalho deve ser concebido com um direito social, não como privilégio de alguns. Portanto, as pessoas com deficiência não podem ter o direito ao trabalho cerceado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Aprender: caderno de filosofia e psicologia da educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Signos | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalho - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Integração social | pt_BR |
dc.subject.other | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title | O princípio educativo do trabalho e a importância social da inclusão de trabalhadores com deficiência | pt_BR |
dc.title.alternative | The educational principle of work and the social importance of including workers with disabilities | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/6370 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4966-816X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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O princípio educativo do trabalho e a importância social da inclusão de trabalhadores com deficiência.pdf | 185.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
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