Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/52593
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiz Alex Silva Saraivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8812184151373749pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Adriana Gracia Piscitellipt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Andreia Skackauskas Vaz de Mellopt_BR
dc.contributor.referee3Claudia Andréa Mayorga Borgespt_BR
dc.contributor.referee4Letícia Cardoso Barretopt_BR
dc.creatorClara Luisa Oliveira Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3224966636344231pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T17:51:46Z-
dc.date.available2023-04-27T17:51:46Z-
dc.date.issued2022-01-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52593-
dc.description.resumoNeste estudo, objetivo analisar as relações de ajuda entre grupos religiosos e mulheres que exercem ou exerceram a prostituição na região da Guaicurus, zona boêmia da cidade de Belo Horizonte. Argumento que a ajuda, categoria relacional e contingente lastreada nas diferentes distribuições de poder (MCCLINTOCK, 2010; BRAH, 2006), e que produz e é produzida pelas relações de poder (FOUCAULT, 2008; 2010; 2019a; 2019b), configura-se como um mecanismo que articula elementos e produz efeitos nos níveis individual e coletivo no campo político da prostituição. A ajuda constitui uma dimensão tutelar que se relaciona a uma espécie de gestão das vulnerabilidades, em que os integrantes de grupos religiosos e mulheres atendidas pelos mesmos realizam, de modo conjunto e em suas interações, agenciamentos que delimitam as noções de ajuda e das “ajudadas” ou vítimas no campo. As relações de ajuda entre mulheres que exercem ou exerceram o trabalho sexual e os agentes religiosos são relações sustentadas por uma complexa trama de códigos de reciprocidade que pode ser reconhecida ou questionada pelos sujeitos na elaboração cotidiana de seus modos de vida. Compreendo que as relações de ajuda são estabelecidas a partir de determinadas gramáticas emocionais que produzem categorias políticas no campo, como a noção de prostituição, sujeitos éticos envolvidos na ajuda, bem como a noção de trabalho da ajuda. Ademais, ao refletir sobre as estruturas, práticas e os discursos que, neste contexto, podem caracterizar as organizações religiosas, proponho, para nomeá-las, a expressão “organizações de ajuda”, organizações cujas características carregam similaridades, mas não se confundem, com o que Laura Agustín (2005a; 2005b; 2007) denomina de “indústria de resgate” e o que Didier Fassin (2012; 2018) se refere como organizações humanitárias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTrabalho sexualpt_BR
dc.subjectAjudapt_BR
dc.subject.otherProstituiçãopt_BR
dc.subject.otherAssociações sem fins lucrativospt_BR
dc.subject.otherAção socialpt_BR
dc.titleSobre dar e receber ajuda na zona: relações entre organizações religiosas e trabalhadoras sexuais em Belo Horizontept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2024-01-25-
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A TESE PARA A BIBLIOTECA.pdf4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.