Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/52708
Tipo: Dissertação
Título: A presença dos Museus da Imagem e do Som na web
Título(s) alternativo(s): The Image and Sound Museums presence on the web
Autor(es): Isac Daniel Santana
primer Tutor: Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga
primer miembro del tribunal : Luiz Henrique Assis Garcia
Segundo miembro del tribunal: Soraia Nogueira Garabini
Resumen: Esta dissertação objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca, que podem servir de inspiração na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro.
Abstract: This dissertation aims to understand how the Museums of Image and Sound (MISes) are implementing and managing their presence on the Web, highlighting the actions of dissemination of digital audiovisual collections. We undertake reflections on memory and the Brazilian audiovisual heritage, as well as the impact that the digital revolution has caused in museums with this typology. Within this scenario, we aimed to identify the relationship between MISes and online environments, evaluating the diffusion of digitalized and native digital collections through their own platforms, such as websites, or commercial ones, such as social networks. The methodological resources were bibliographic review, active data collection, and online questionnaires. The results point to less structured uses of dissemination of this collection, focusing more on social networks and less on resources whose information retrieval is more professional and effective, such as digital repositories. The online actions were diversified, ranging from web radio to virtual tours. We hope that this work can serve as a decision-making subsidy for professionals in the museum field, both through the gaps it identifies and the good practices it highlights, which can serve as inspiration in the management and preservation of our precious Brazilian audiovisual heritage.
Asunto: Ciência da informação
Museus virtuais
Museus - inovações tecnológicas
Recursos audiovisuais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52708
Fecha del documento: 29-nov-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_Isac_A Presença dos Museus da Imagem e do Som na Web.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.