Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/52750
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Classificação das escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais segundo resultados educacionais em 2021: uma análise por componentes principais |
Título(s) alternativo(s): | Classification of state high schools in Minas Gerais by educational outcome: a principal component analysis |
Autor(es): | Pedro Victor Moreira de Souza |
Primeiro Orientador: | Edna Afonso Reis |
Primeiro membro da banca : | Ilka Afonso Reis |
Resumo: | Este trabalho categorizou as escolas estaduais de Ensino Médio de Minas Gerais, identificando aquelas de melhores e piores resultados educacionais, como o desempenho e o fluxo, os contextualizando com indicadores de infraestrutura, gestão escolar, corpo docente e nível socioeconômico. Para a realização deste estudo, utilizou-se indicadores educacionais em âmbito estadual e federal por meio da técnica de Análise de Componentes Principais (PCA). Nas últimas décadas, o acesso à escola foi quase universalizado, porém a garantia da qualidade de ensino continua sendo um desafio. A expansão de avaliações de larga escala e de indicadores de resultado permitiram a análise comparativa entre escolas. Contudo, a interpretação desses resultados sem a devida contextualização, especialmente do contexto socioeconômico, vem se mostrando limitada, na medida em que parte de uma premissa segundo a qual a escola age de forma isolada para superar as desigualdades sociais e educacionais. Diante desse cenário, a síntese de vários aspectos da realidade escolar permite uma aproximação melhor do esforço despendido pela escola no processo de aprendizagem e possibilita a identificação de grupos de indivíduos semelhantes, para fins de análises comparativas. As novas variáveis obtidas foram capazes de categorizar as escolas estaduais segundo perfil social e administrativo, a partir da combinação de características como rica/pobre com grande/pequeno porte, assim como de acordo com a qualidade da infraestrutura e formação docente, por meio da combinação infraestrutura boa/ruim com corpo docente mais/menos qualificado. Por meio desses grupos de combinações, os resultados educacionais foram comparados, indicando uma relação mais forte com o contexto social e de gestão do que com os recursos humanos e de infraestrutura. A capacidade de gestão escolar, estimada através de um indicador da avaliação dos alunos acerca do retorno às aulas presenciais pós-pandemia, também mostrou uma relação positiva com os resultados educacionais, porém menos forte do que o verificado no nível socioeconômico. |
Abstract: | Este trabalho categorizou as escolas estaduais de Ensino Médio de Minas Gerais, identificando aquelas de melhores e piores resultados educacionais, como o desempenho e o fluxo, os contextualizando com indicadores de infraestrutura, gestão escolar, corpo docente e nível socioeconômico. Para a realização deste estudo, utilizou-se indicadores educacionais em âmbito estadual e federal por meio da técnica de Análise de Componentes Principais (PCA). Nas últimas décadas, o acesso à escola foi quase universalizado, porém a garantia da qualidade de ensino continua sendo um desafio. A expansão de avaliações de larga escala e de indicadores de resultado permitiram a análise comparativa entre escolas. Contudo, a interpretação desses resultados sem a devida contextualização, especialmente do contexto socioeconômico, vem se mostrando limitada, na medida em que parte de uma premissa segundo a qual a escola age de forma isolada para superar as desigualdades sociais e educacionais. Diante desse cenário, a síntese de vários aspectos da realidade escolar permite uma aproximação melhor do esforço despendido pela escola no processo de aprendizagem e possibilita a identificação de grupos de indivíduos semelhantes, para fins de análises comparativas. As novas variáveis obtidas foram capazes de categorizar as escolas estaduais segundo perfil social e administrativo, a partir da combinação de características como rica/pobre com grande/pequeno porte, assim como de acordo com a qualidade da infraestrutura e formação docente, por meio da combinação infraestrutura boa/ruim com corpo docente mais/menos qualificado. Por meio desses grupos de combinações, os resultados educacionais foram comparados, indicando uma relação mais forte com o contexto social e de gestão do que com os recursos humanos e de infraestrutura. A capacidade de gestão escolar, estimada através de um indicador da avaliação dos alunos acerca do retorno às aulas presenciais pós-pandemia, também mostrou uma relação positiva com os resultados educacionais, porém menos forte do que o verificado no nível socioeconômico. |
Assunto: | Estatística Ensino de segundo grau - Escolas publicas Análise de regressão |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estatística |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52750 |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_pedro_componentes_principais.pdf | Classificação das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Minas Gerais segundo Resultados Educacionais em 2021: Uma Análise por Componentes Principais | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons