Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Edna Afonso Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773191587995244pt_BR
dc.contributor.referee1Ilka Afonso Reispt_BR
dc.creatorPedro Victor Moreira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-03T15:08:13Z-
dc.date.available2023-05-03T15:08:13Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52750-
dc.description.abstractEste trabalho categorizou as escolas estaduais de Ensino Médio de Minas Gerais, identificando aquelas de melhores e piores resultados educacionais, como o desempenho e o fluxo, os contextualizando com indicadores de infraestrutura, gestão escolar, corpo docente e nível socioeconômico. Para a realização deste estudo, utilizou-se indicadores educacionais em âmbito estadual e federal por meio da técnica de Análise de Componentes Principais (PCA). Nas últimas décadas, o acesso à escola foi quase universalizado, porém a garantia da qualidade de ensino continua sendo um desafio. A expansão de avaliações de larga escala e de indicadores de resultado permitiram a análise comparativa entre escolas. Contudo, a interpretação desses resultados sem a devida contextualização, especialmente do contexto socioeconômico, vem se mostrando limitada, na medida em que parte de uma premissa segundo a qual a escola age de forma isolada para superar as desigualdades sociais e educacionais. Diante desse cenário, a síntese de vários aspectos da realidade escolar permite uma aproximação melhor do esforço despendido pela escola no processo de aprendizagem e possibilita a identificação de grupos de indivíduos semelhantes, para fins de análises comparativas. As novas variáveis obtidas foram capazes de categorizar as escolas estaduais segundo perfil social e administrativo, a partir da combinação de características como rica/pobre com grande/pequeno porte, assim como de acordo com a qualidade da infraestrutura e formação docente, por meio da combinação infraestrutura boa/ruim com corpo docente mais/menos qualificado. Por meio desses grupos de combinações, os resultados educacionais foram comparados, indicando uma relação mais forte com o contexto social e de gestão do que com os recursos humanos e de infraestrutura. A capacidade de gestão escolar, estimada através de um indicador da avaliação dos alunos acerca do retorno às aulas presenciais pós-pandemia, também mostrou uma relação positiva com os resultados educacionais, porém menos forte do que o verificado no nível socioeconômico.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho categorizou as escolas estaduais de Ensino Médio de Minas Gerais, identificando aquelas de melhores e piores resultados educacionais, como o desempenho e o fluxo, os contextualizando com indicadores de infraestrutura, gestão escolar, corpo docente e nível socioeconômico. Para a realização deste estudo, utilizou-se indicadores educacionais em âmbito estadual e federal por meio da técnica de Análise de Componentes Principais (PCA). Nas últimas décadas, o acesso à escola foi quase universalizado, porém a garantia da qualidade de ensino continua sendo um desafio. A expansão de avaliações de larga escala e de indicadores de resultado permitiram a análise comparativa entre escolas. Contudo, a interpretação desses resultados sem a devida contextualização, especialmente do contexto socioeconômico, vem se mostrando limitada, na medida em que parte de uma premissa segundo a qual a escola age de forma isolada para superar as desigualdades sociais e educacionais. Diante desse cenário, a síntese de vários aspectos da realidade escolar permite uma aproximação melhor do esforço despendido pela escola no processo de aprendizagem e possibilita a identificação de grupos de indivíduos semelhantes, para fins de análises comparativas. As novas variáveis obtidas foram capazes de categorizar as escolas estaduais segundo perfil social e administrativo, a partir da combinação de características como rica/pobre com grande/pequeno porte, assim como de acordo com a qualidade da infraestrutura e formação docente, por meio da combinação infraestrutura boa/ruim com corpo docente mais/menos qualificado. Por meio desses grupos de combinações, os resultados educacionais foram comparados, indicando uma relação mais forte com o contexto social e de gestão do que com os recursos humanos e de infraestrutura. A capacidade de gestão escolar, estimada através de um indicador da avaliação dos alunos acerca do retorno às aulas presenciais pós-pandemia, também mostrou uma relação positiva com os resultados educacionais, porém menos forte do que o verificado no nível socioeconômico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estatísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectComponentes principaispt_BR
dc.subjectNível socioeconômicopt_BR
dc.subjectTécnicas de estatística multivariadapt_BR
dc.subjectEscolas estaduaispt_BR
dc.subjectInfraestrutura escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherEnsino de segundo grau - Escolas publicaspt_BR
dc.subject.otherAnálise de regressãopt_BR
dc.titleClassificação das escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais segundo resultados educacionais em 2021: uma análise por componentes principaispt_BR
dc.title.alternativeClassification of state high schools in Minas Gerais by educational outcome: a principal component analysispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_pedro_componentes_principais.pdfClassificação das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Minas Gerais segundo Resultados Educacionais em 2021: Uma Análise por Componentes Principais2.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons