Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José dos Santos Cabral Filhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681520075532pt_BR
dc.contributor.referee1Prof. Dr. Mateus de Sousa Van Stralenpt_BR
dc.contributor.referee2Prof. Dr. Sandro Canavezzi de Abreupt_BR
dc.contributor.referee3Profa. Dra. Graziele Lautenschlaegerpt_BR
dc.creatorEmídio Dias Maciel e Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971543080294799pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-03T21:10:38Z-
dc.date.available2023-05-03T21:10:38Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52782-
dc.description.abstractThe present research consists of the investigation of forms of decentralized architectural control, in which users can act autonomously in the configuration of their spaces. Its development took place against the backdrop of the early 20th century, when architecture professionals began working on large-scale housing projects that abstracted their inhabitants from their specificities. Since the renaissance, designers have refined their work based on models, as accurate mappings of reality of a linear-causal nature. This way of designing was able to amplify human actions, resulting in the great techno-scientific advances of the last two centuries. However, the new information technologies, emerged from the mid-twentieth century, resulted in a proliferating increase in the complexity of social systems, a context in which reality is no longer capable of being modeled so precisely. Thus, functionalist design methods are problematized as an attempt to attenuate societary variety, linked to processes of social domination over individuals and social groups. In the opposite direction, this research starts from cybernetics concepts to investigate less restrictive design practices. Based on the work of Gordon Pask, the design practice will be discussed with a conversational process, in which the high social complexity ceases to represent a threat, becoming productive for the establishment of more effective actions in the face of current issues. In practical terms, it is proposed that Entailment Meshes, a simplification of conversation processes, can serve as an interface to give greater focus to relational aspects in the development of objects of use, dissolving the main ethical dilemmas of modern architectural practice.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste na investigação de formas de controle arquitetônico descentralizado, nas quais usuários podem atuar autonomamente na configuração de seus espaços. O seu desenvolvimento tem como pano de fundo o início do século XX, quando profissionais da arquitetura começaram a trabalhar com projetos de moradias de larga escala, nos quais seus habitantes eram abstraídos de suas especificidades. Desde o Renascimento, designers tem refinado a sua atuação a partir de modelos como mapeamentos precisos da realidade de natureza linear-causal. Tal forma de projetar foi capaz de amplificar as ações humanas, resultando nos avanços tecnocientíficos dos últimos dois séculos. Entretanto, as novas tecnologias informacionais emersas a partir de meados do século XX têm como resultado o aumento proliferante da complexidade de sistemas sociais, um contexto em que a realidade já não é passível de ser modelada de forma tão precisa. Assim, os métodos funcionalistas de projeto são problematizados como uma tentativa de atenuação de variedade social ligada a processos de dominação sobre indivíduos e grupos sociais. No sentido contrário, este trabalho utiliza conceitos da cibernética para a investigação de práticas de design menos restritivas. A partir do trabalho de Gordon Pask, a prática de design será discutida como um processo de conversação, no qual a alta complexidade social deixa de representar uma ameaça e se torna produtiva para o estabelecimento de ações mais efetivas frente às questões da atualidade. Em termos práticos, propõe-se que as Redes de Implicações, uma simplificação dos processos de conversação, podem servir como interface para dar maior enfoque aos aspectos relacionais no desenvolvimento de objetos de uso, dissolvendo os principais dilemas éticos da prática moderna de arquitetura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectSistemaspt_BR
dc.subjectTeoria da Conversaçãopt_BR
dc.subject.otherArquitetura e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherInteração homem-máquinapt_BR
dc.subject.otherAnálise da conversaçãopt_BR
dc.titleCaixa de ferramentas cibernéticas: a conversação como interface de projetopt_BR
dc.title.alternativeCybernetic toolbox: conversation as a design interfacept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
emidio_souza__2022__caixa_de_ferramentas_cibernéticas.pdf9.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.