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Type: Tese
Title: Habilidades auditivas temporais, qualidade de vida e funcionalidade em escolares de nove a doze anos de idade: um estudo caso controle
Authors: Andrezza Gonzalez Escarce
First Advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
First Referee: Rui Rothe-Neves
Second Referee: Tatiane Costa Meira
Third Referee: Thamara Suzi dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Aline Mansueto Mourão
Abstract: RESUMO Introdução: A audição é um dos principais sentidos da comunicação humana. Para tanto, é fundamental a integridade das vias auditivas. O processamento auditivo permite aos indivíduos diferenciarem as complexidades do sinal sonoro e realizarem diferentes competências auditivas. Dentre as habilidades do processamento auditivo, merecem destaque as de resolução e ordenação temporal, visto que constituem em pré-requisito para aquisição das habilidades linguísticas. O transtorno do processamento auditivo é a dificuldade no processamento perceptual da informação auditiva no sistema nervoso central e à atividade neurobiológica que o sustenta e permite a captação dos potenciais eletrofisiológicos. Para um diagnóstico adequado é fundamental que a história clínica, fatores contextuais e uso de questionários sejam utilizados como complementares aos exames comportamentais. Nesse contexto, emerge a importância do uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, que poderá auxiliar no atendimento das necessidades individuais das crianças. Além disso, diante do impacto que o transtorno do processamento auditivo pode ocasionar, fica evidente a importância de também realizar avaliação da qualidade de vida dessas crianças. Objetivo: Investigar a associação entre habilidades auditivas temporais, qualidade de vida, funcionalidade e aspectos sociodemográficos em escolares. Métodos: Estudo realizado em duas fases. A primeira com o objetivo de realizar revisão sistemática de artigos publicados e que utilizaram instrumentos para avaliação dos aspectos temporais auditivos em crianças e adolescentes, tendo como pergunta norteadora "Quais instrumentos são utilizados para avaliar os aspectos auditivos temporais em crianças e adolescentes?”. A segunda um estudo caso controle com pareamento pelo resultado no teste Gaps-in-noise, realizado com 39 escolares na faixa etária de nove a 12 anos. Para tanto foi realizada uma bateria audiológica e aplicação de testes de habilidades auditivas temporais. Também foram aplicados os instrumentos: anamnese, Critério de Classificação Econômica Brasil, PedsQLTM, Scale Auditory Behaviors, Strengths and Difficulties Questionnaire, CONFIAS, Teste de Consciência fonoarticulatória e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Para análise dos dados foi utilizada análise descritiva, análises bivariadas e modelo de regressão logística linear. Foram consideradas como associações estatisticamente significantes, os resultados com nível de significância de 5%. Foi utilizado o programa Statistical Package for Social Sciences, versão 25.0. Resultados: Na primeira fase foram encontrados 2.124 artigos para a leitura de títulos e resumos, dos quais 28 foram incluídos na revisão. Na segunda fase foi observado o impacto das alterações das habilidades auditivas temporais na qualidade de vida, aspectos comportamentais e funcionalidade. Conclusão: a revisão revelou que os instrumentos mais utilizados foram os de ordenação temporal e que a maior parte dos estudos abordaram alterações de linguagem. A segunda fase trouxe o olhar das categorias da “Funções do Corpo” e “Atividades Participação” da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde sobre os aspectos auditivos temporais, permitindo o delineamento de estudos que as associaram a outros instrumentos, tais como comportamento e qualidade de vida. Assim, por meio dessa perspectiva foi possível apresentar uma nova visão na percepção da saúde, agora focada nos aspectos individuais e não apenas na doença.
Abstract: ABSTRACT Introduction: Hearing is one of the main senses of human communication. Therefore, the integrity of the auditory pathways is fundamental. Auditory processing allows individuals to differentiate the complexities of a sound signal and perform different auditory skills. Among the auditory processing skills, resolution and temporal ordering deserve to be highlighted, as they constitute a prerequisite for the acquisition of language skills. Auditory processing disorder is the difficulty in the perceptual processing of auditory information in the central nervous system and the neurobiological activity that sustains it and allows the capture of electrophysiological potentials. For a proper diagnosis, it is essential that the clinical history, contextual factors and the use of questionnaires are used as a complement to behavioral tests. In this context, the importance of using the International Classification of Functioning, Disability and Health emerges, which can help health professionals to meet the individual needs of children. In addition, given the impact that auditory processing disorder can cause, the importance of evaluating the quality of life of these children is also evident. Objective: Investigate the association between temporal auditory skills, quality of life, functionality and sociodemographic aspects in school children. Methods: This is a two-phase study. The first phase aimed to perform a systematic review of published articles that used instruments to assess auditory temporal aspects in children and adolescents, having as a guiding question "Which instruments are used to assess temporal auditory aspects in children and adolescents?". The second phase, a case-control study with matching results in the Gaps-in-noise test, carried out with 39 schoolchildren aged between 9 and 12 years. Instruments: anamnesis, Brazilian Economic Classification Criteria, PedsQLTM, Scale Auditory Behaviors, Strengths and Difficulties Questionnaire, CONFIAS, Speech-Language Awareness Test and International Classification of Functioning, Disability and Health. Descriptive analysis, bivariate analysis and linear logistic regression model were used for data analysis. Results with a significance level of 5% were considered as statistically significant associations. The Statistical Package for Social Sciences program, version 25.0, was used. Results: In the first phase, 2,124 articles were found for reading titles and abstracts, of which 28 were included in the review. In the second phase, the impact of changes in temporal auditory skills on quality of life, behavioral aspects and functionality was observed. Conclusion: the review revealed that the most used instruments were temporal ordering and that most of the studies addressed language alterations. The second phase brought the look of the categories of “Body Functions” and “Participation Activities” of the International Classification of Functioning, Disability and Health on temporal auditory aspects, allowing the design of studies that associated them with other instruments, such as behavior and quality of life. So, through this perspective, it was possible to present a new vision in the perception of health, now focused on individual aspects and not just on the disease.
Subject: Neurociências
Percepção auditiva nas crianças
Audição
Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52801
Issue Date: 17-Sep-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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