Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vinícius da Silva Lírio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0482809541374065 | pt_BR |
dc.creator | Anair Patrícia Braga Moreira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1060246806699355 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T11:30:36Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T11:30:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52898 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa apresenta as investigações de poéticas artístico-pedagógicas negrorreferenciadas em diálogo com a lei 10.639/03, a partir de vivências anteriores da pesquisadora, como professora e artista de teatro no projeto Teatros Negros em Rede, do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, e na Breve Cia e Cursos Livres. Por meio de uma narrativa ancorada na metodologia de pesquisa (auto)biográfica, a pesquisadora grafa suas escrevivências a partir de suas ancestrais-avós até suas experiências mais recentes nos lugares supracitados, seguindo com a apresentação do roteiro da aula-espetáculo Tecendo sonhos, afetos e histórias: um produto educacional cênico-pedagógico, que compõe o produto educacional em desenvolvimento durante esta pesquisa. As investigações acontecem em diálogo com estudos e princípios elaborados por Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, bell hooks, Lélia Gonzalez, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Evani Tavares Lima, dentre outras intelectuais, e com os saberes de Dona Ana, Dona Nair e Edir Braga, minhas ancestrais diretas, no que diz respeito à educação étnico-racial, pedagogias e poéticas teatrais negrorreferenciadas e saberes para sobrevivência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poéticas teatrais negrorreferenciadas | pt_BR |
dc.subject | Escrevivência | pt_BR |
dc.subject | Teatros negros | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro na educação | pt_BR |
dc.title | Resistir, sonhar e (sobre)viver para narrar caminhos percorridos na construção de poéticas teatrais negrorreferenciadas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Anair Patrícia - Resistir, sonhar e (sobre)viver para narrar caminhos percorridos na construção de Poéticas Teatrais Negrorreferenciadas.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.