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http://hdl.handle.net/1843/52902
Type: | Tese |
Title: | Afinidades interrompidas : Walter Benjamin e as novas perspectivas para a historiografia |
Authors: | Renato da Silva Melo |
First Advisor: | José Carlos Reis |
First Referee: | Mauro Lúcio Leitão Condé |
Second Referee: | Bernardo Jefferson de Oliveira |
Third Referee: | Romero Alves Freias |
metadata.dc.contributor.referee4: | Henrique Estrada Rodrigues |
Abstract: | Nesse trabalho de tese objetivamos mostrar como se processou a ideia de interrupção na obra de Walter Benjamin. Na primeira parte, intitulada “Tempos Interrompidos”, indicamos como a concepção de descontinuidade na história foi bem fundamentada por Michel Foucault; porém, o desenvolvimento crítico do conceito de interrupção temporal, tendo por alvo a noção de progresso, foi estabelecido por Benjamin. A Escola dos Annales e a micro-história compartilham com procedimentos próximos de Benjamin, a primeira dinamizando a questão do tempo e a segunda, trazendo para o debate epistemológico o “normal excepcional” na história. Horkheimer e Adorno compartilharam também da crítica ao progresso, pois é inerente a esse conceito o relato etapista e condescendente com a história tradicional. A interrupção se processa nas imagens dialéticas tanto do passado quanto do presente. O passado ilumina o presente assim como o presente mostra cifras não lidas do acontecido. A interrupção opera pelo método do desvio e da citação, negando as categorias da indução e da dedução, pois, estas estabelecem similitudes onde havia diferenças. A metodologia usada pelos historicistas, pelos positivistas e pelos teóricos da socialdemocracia alemã, tinha como fio condutor o continuísmo da história assentado na ideia de progresso. Benjamin enfrenta esse discurso e essa forma de escrita histórica interpondo a dialética na interrupção, mostrando outras possibilidades de escrita que emanam dos povos subalternos e esquecidos por esse tipo de historiografia. Procuramos mostrar a presença da interrupção dialética tanto no ensaio As Afinidades Eletivas de Goethe, quanto nos escritos sobre o cinema e o teatro de Brecht. Na segunda parte, intitulada “Passagens Interrompidas”, procuramos apontar a importância do livro Passagens para a compreensão da história do século XIX. O poeta Baudelaire foi escolhido por Benjamin por representar as agruras e os encantamentos da modernidade que se iniciava. Formando um arco dialético, Benjamin usa O Capital de Marx junto a obra do poeta para explorar a ideia de venalidade atrelada ao fetiche da mercadoria. O autor utiliza da teoria da interrupção para expor a história latente do século XIX. Concluímos com o conceito de dialética na interrupção aplicado na análise do conto Omelete de Amoras, de Benjamin. |
Subject: | História - Teses Historiografia - Teses Dialetica - Teses Estética - Teses Benjamin, Walter , 1892-1940 . Foucault, Michel, 1926-1984 |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52902 |
Issue Date: | 12-Sep-2011 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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