Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52921
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino-aprendizagem de português como língua adicional em uma escola virtual de verão: compartilhando experiências interculturais e decoloniais
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning Portuguese as an Additional Language in an on-line summer school: intercultural and decolonial experiences
Autor(es): Henrique Rodrigues Leroy
André de Souza Figueiredo Freitas
Anna Karolina de Sousa Bernardes
Marcos Paulo Araújo
Mileny de Abreu Gomes
Resumo: A partir de dois cursos de Português como Língua Adicional ofertados durante a Summer School on Brazilian Studies (SSBS), promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e destinados a alunos internacionais durante o ensino remoto decorrente da pandemia de covid-19, procuramos descrever suas construções, bem como analisar marcas de interculturalidade (MAHER, 2007), decolonialidade (QUIJANO, 2000; CANDAU; RUSSO, 2010; MALDONADO-TORRES, 2019) e a promoção do Letramento Crítico (FREIRE, 1989; STREET, 2001; 2013; CASTANHEIRA; DIXON, 2007) nas atividades finais dos educandos. Verificamos que a noção de Brasil foi ampliada através dos eventos de letramentos propostos e que existem ecos coloniais que rodeiam não só o imaginário brasileiro, mas também o dos países de origem dos participantes.
Abstract: Based on two courses of Portuguese as an Additional Language offered during the Summer School on Brazilian Studies (SSBS), promoted by the International Affairs Office from Federal University of Minas Gerais (UFMG) and aimed at international students, while adopting distance learning measures due to COVID-19 pandemic, this work seeks to describe their development, as well as to analyze intercultural (MAHER, 2007) and decolonial marks (QUIJANO, 2000; CANDAU; RUSSO, 2010; MALDONADO-TORRES, 2019) and also the promotion of critical literacy (FREIRE, 1989; STREET, 2001; 2013; CASTANHEIRA; DIXON, 2007) in the students´ final tasks. Although it was observed that the notion of Brazil was amplified through the proposed literacy events, colonial echoes still exist and they surround not only Brazilian imaginary, but also the imaginary of student's home countries.
Assunto: Letramento
Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35845
URI: http://hdl.handle.net/1843/52921
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35845
metadata.dc.relation.ispartof: Veredas: Revista de Estudos Linguísticos
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