Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52947
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dc.creatorJosé de Paiva Dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-05-08T20:39:01Z-
dc.date.available2023-05-08T20:39:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage314pt_BR
dc.citation.epage329pt_BR
dc.identifier.doi1pt_BR
dc.identifier.issn16795520pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52947-
dc.description.abstractEste artigo examina a função dos rituais em comunidades afro-americanas, como representadas no romance Beloved (1987), de Toni Morrison, que proveem estabilidade, harmonia, fortalecimento de laços comunitários e empoderamento de grupos e indivíduos. Desse modo, Morrison privilegia o que os antropólogos denominam visão sócio-funcionalista dos rituais, isto é, a noção de que estão ligados de preferência a práticas sociais e harmonia coletiva do que a apelos transcendentais. A visão de Morrison sobre rituais é explorada em três momentos-chave: o banquete comunitário que antecede o assassinato do bebê “que já engatinhava”; os cultos de Baby Suggs na Clareira; o exorcismo do fantasma de Amada. Como suporte teórico utilizam-se reflexões dos antropólogos Émile Durhheim, Victor Turner e Max Gluckman; da especialista em estudos da religião, Catherine Bell, e do mitologista Joseph Campbell.pt_BR
dc.description.resumoThis article examines the role of rituals in African-American communities as represented in Toni Morrison’s novel Beloved (1987), which provide stabilization, harmony, communal bonding and individual empowerment. As such, Morrison privileges what anthropologists call a socio-functionalist view of rituals, namely, the notion that they are connected to social practices and group harmony rather than to transcendental appeals. Morrison’s view of rituals is explored in three key moments: the community feast prior to Sethe´s killing of the “crawling-already” baby; Baby Suggs’s worship services in the Clearing; the exorcism of the ghost of Beloved. Definitions and insights on the social function of rituals are drawn from anthropologists Émile Durkeim, Victor Turner, and Max Gluckman; from religious studies scholar Catherine Bell, and from mythologist Joseph Campbell.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofScripta Uniandradept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMorrisonpt_BR
dc.subjectRitualspt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectRedemptionpt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.subject.otherRitos e cerimôniaspt_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.titleThe representation of rituals in toni morrison's beloved: community, resistance, empowermentpt_BR
dc.title.alternativeA representação de rituais em Amada de Toni Morrison: comunidade, resistência, empoderamentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaUniandrade/article/view/1049pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1100-4037pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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