Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52991
Type: Dissertação
Title: A audiência pública na função administrativa
Authors: Cristina Andrade Melo
First Advisor: Florivaldo Dutra de Araújo
First Referee: Onofre Alves Batista Junior
Second Referee: Maria Tereza Fonseca Dias
Abstract: O objeto da pesquisa relaciona-se à abertura da Administração Pública à participação social e ao compartilhamento de decisões com os cidadãos. Nesse contexto, questionou-se se a audiência pública no exercício da função administrativa constitui instrumento que contribui para a construção de uma Administração i^ública democrática, permeável à participação dos cidadãos nos processos decisórios. A profusão de textos legislativos com previsão de realização de audiência pública no exercício da função administrativa, aliada à escassez de estudos aprofundados sobre o assunto impulsionaram a pesquisa dos contornos jurídico- nomiativos do instituto. Para tanto, a pesquisa utilizou como marco teórico a Teoria Discursiva do Direito e da Democracia, de .lürgen Habemias e, sob sua perspectiva, buscou-se analisar a dinâmica da audiência pública na função administrativa, a qual, agindo no âmbito da esfera pública como elemento de integração entre a periferia e o centro, na qualidade de canal institucionalizado pelo Direito, pode scn'ir como filtro catalisador dos anseios da sociedade e transformá-los em influência para os processos deciscSrios da Administração Pública (o sistema administrativo). Fez-se um resgate histórico para buscar as origens do instituto no princípio "right do he heard", decorrente do princípio da justiça natural e sua consolidação no contexto do Estado Democrático de Direito (ou paradigma procedimental do direito, para Habermas). Na busca de institutos correlatos, visitou-se os ordenamentos dos Estados Unidos, Argentina e França. Foram abordados aspectos processuais da audiência pública, desdobrados em três pontos: linhas gerais sobre o //cv processual, caráter vinculativo ou deliberativo e controle judicial. Na tentativa de sistematização da matéria, os assuntos sujeitos à audiência pública foram reunidos em sete grupos: (1) matéria de relevância, confonne previsão genérica da Lei Federal n. 9.784/99, (2) meio ambiente, (3) licitação. (4) saúde, (5) responsabilidade fiscal, (6) regulação e (7) política urbana. Não se olvidou de analisar as deficiências que comprometem a efetividade das audiências públicas e os mecanismos para combatê-la: sobre as deficiências inerentes à participação democrática na função administrativa, a análise foi feita em torno de quatro eixos principais: (1) ausência de cultura participativa da sociedade brasileira; (2) captura dos movimentos sociais pelo Estado; (3) manipulação por minorias articuladas e (4) complexidade da vida moderna. Para além desses obstáculos, somaram-se outros, específicos da audiência pública, cuja análise foi feita em torno de três eixos principais: (1) banalização do instituto; (2) risco de audiências previstas em caráter obrigatório tornarem-se mera formalidade e (3) desprezo às contribuições e sugestões colhidas no curso da audiência. A participação, assim como a própria democracia em si, são fenômenos em constante processo de evolução ao longo da história, cuja efetivação depende do decurso do tempo, da consciência dos cidadãos, do amadurecimento das instituições, de iniciativas estatais e da articulação entre Estado e sociedade civil. Diante desse panorama, pôde-se afirmar que a tendência é a participação popular - e, com ela, a audiência pública - fimiar-se como importante instrumento de democratização da atividade administrativa, por permitir o acesso dos cidadãos ao processo de formação dos atos estatais.
Abstract: L'objet de la recherche traile de I'ouverture de rAdministralion Publique à Ia parlicipation sociale et au parlage de décisions avec Ics citoyens. Dans ce contexie, on s'esl inlerrogé si les débats publics dans I'exercice de la fonction administrative constituent un instrument qui contribue à la construction d'une administration publique dcmocratique, permeable à la participation des citoyens dans la prise de décision. La profusion de textes législatiís qui prevoient la realisation de débats publics dans I'exercice de la fonction administrative, alliée à réxigüité d'etudes approfondies sur le sujet ont impulse la recherche des contours juridiques et nomiatifs de I'institut. A cette fin, la recherche a utilise comme cadre theorique la «Théorie du Droit et de la Démocratie» de Jürgen Mabermas, et de son point de vue, on a cherché à analyser la dynamique des débats publics dans le role administratif. Ces débats publics en agissant dans la sphère publique comme élément d'intégration entre la périphérie et le centre, dans Ia qualité de moyen institutionnalisé par le Droit, pcut servir comme llltre catalyseur des aspirations de Ia société et les transfonner en influence dans les processus décisionnels de I'Admnistration Publique (le système administratiQ. On a fait un dégagement historique pour chercher les origines de I'institut dans le principe «right do be licarJ», qui découle du principe de Ia justice naturelle et sa consolidation dans le contexte de TÉtat Démocratique de Droit (ou paradigme procédural du droit, pour Habennas). À la recherche d'instituts corrélatifs on a visité les ordres juridiques des États-Unis, de I'Argentine et de la France. Des aspects de procédure des débats publics ont été abordés et déployées en trois points: lignes générales sur le iter de procédure, caractère vinculatif ou délibératif et controle judiciaire. Dans une tentative de systéniatiser Ia matière, les sujets soumis aux débats publics ont été divisés en sept groupes; (1) les questions de pertinence, selon prevision générique de Ia Loi Fédérale n. 9.784/99, (2) I'environnement. (3) Ia licitation, (4) Ia santé, (5) Ia responsabilité fiscale, (6) Ia régiementation et (7) Ia politique urbaine. On n"a pas oublié d'analyser le défaut qui compromet TefOcacité des débats publics et les mécanismes pour le combattre; sur les défauts inhérents à Ia participation démocratique dans Ia fonction administrative, I'analyse a été réalisée autour de quatre axes principaux: (I) I'absence de Ia culture participative de Ia société brésilienne, (2) Ia capture des mouvements sociaux par PÉtat, (3) Ia manipulation par les minorités articulées et (4) Ia complexité de Ia vie moderne. Au-delà de ces obstacles, on y ajoute d'autres, spécifiques aux débats publiques, dont I'analyse a été faite autour de trois axes principaux; (1) banalisation de I'institut, (2) le risque de débats prévus en caractère obligatoire devenir une simple formalité et (3) Ia méprise des contributions et suggestions recueillies au cours du débat. La participation, ainsi que Ia démocratie elle-même, sont des phénomènes en constant processus Tévolution au cours de I'histoire, dont refficacité dépend du cours du temps, de Ia conscience des citoyens, du múrissement des institutions, des initiatives de TÉtat et de Farticulation entre TÉtat et Ia société civile. Dans ce contexte, on a pu affirmer que Ia tendance est Ia participation populaire - et avec elle, le débat public - s'affermir comme un instrument important de démocratisation de Tactivité administrative, pour permettre I'acces des citoyens au processus de formation des actes de Tétat.
Subject: Direito administrativo
Administração pública
Audiências públicas
Participação política
Participação social
Democracia
Políticas públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: DIREITO - FACULDADE DE DIREITO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Direito
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52991
Issue Date: 22-Jun-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA ANDRADE MELO-M.pdf23.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons