Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/53038
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Reflexões sobre ensino e aprendizagem de línguas na formação de professores via dispositivos móveis |
Autor(es): | Junia de Carvalho Fidélis Braga Ronaldo Corrêa Gomes Junior Marcos Racilan Andrade |
Resumo: | Este estudo relata uma experiência do uso de tecnologias digitais móveis via WhatsApp na formação continuada de professores de língua inglesa. A partir dessa experiência, propomos uma reflexão sobre o quanto as atividades propostas pelos professores se alinham às especificidades dessas tecnologias e discutimos a percepção desses professores quanto ao uso dos dispositivos em sala de aula. Dessa maneira, o objetivo deste estudo foi o de verificar se os professores contemplam as especificidades da aprendizagem móvel ao proporem atividades e aplicações dos dispositivos e recursos móveis. A análise das postagens dos professores ocorridas no WhatsApp sugere a apropriação das especificidades da aprendizagem móvel, principalmente para a motivação dos estudantes e o trabalho com conteúdo léxico-sistêmico |
Abstract: | This study presents an experience of using mobile digital technologies via WhatsApp in the continuing education of English language teachers. From this experience, we discuss to what extent the activities proposed by the teachers are aligned with the specificities of these technologies, and the perception of these teachers regarding the use of these devices in their own teaching contexts. This study aims to verify if teachers contemplate the specificities of mobile learning by proposing activities and uses of mobile devices and applications. The analysis of the teachers’ posts on WhatsApp suggests the appropriation of mobile learning specificities mainly to motivate students and work with lexical-systemic content |
Assunto: | Professores de inglês-formação Tecnologia educacional Sistemas de comunicação móvel-métodos de ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.47867/htxt.v16i1 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53038 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/issue/view/3071 |
metadata.dc.relation.ispartof: | hipertextus :revista digital |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexões sobre ensino e aprendizagem de línguas na formação de professores via dispositivos móveis.pdf | 404.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.