Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAdriana Gouvêa Dutra Teixeirapt_BR
dc.creatorAndréa Lourdes Ribeiropt_BR
dc.creatorJunia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T20:22:54Z-
dc.date.available2023-05-10T20:22:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volumeIXpt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.citation.spage205pt_BR
dc.citation.epage221pt_BR
dc.identifier.issn21772789pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53043-
dc.description.abstractVocê.com was an extension course offered by the Federal University of Minas Gerais to citizens in minas gerais, endowing them with the skills to use web 2.0 tools. This article discusses the phases of the innovation adoption model, per Rogers (2003), while participants were taught how to use these tools. The analyzed data were obtained through questionnaires answered by the course participants analyzed qualitatively by interpreting the research data in the eyes of the categories of the Diffusion of Innovation Model of Rogers (2003). The results demonstrate that the educational experience provided the necessary support to bring innovation within the individual’s reach, as what seemed complex was pedagogically treated to allow the tools to be adopted, contributing to the appropriation theses resources.pt_BR
dc.description.resumoO Você.com foi um curso de extensão oferecido pela UFMG a cidadãos mineiros, visando capacitá-los para o uso de ferramentas da web 2.0. Este artigo discute as etapas do método de adoção da inovação, nos termos de Rogers (2003), durante a instrumentalização de participantes do curso para o uso de ferramentas da web 2.0. Os dados analisados foram obtidos por meio de questionários respondidos pelos cursistas e a análise qualitativa, interpretando-se os dados da pesquisa a partir das categorias do Modelo de Difusão da Inovação de Rogers (2003). Os resultados apontam que a experiência educacional oportunizou o apoio necessário para aproximar os indivíduos da inovação, considerando que, nas oficinas, o que parecia complexo recebeu tratamento pedagógico de forma a possibilitar a adoção das ferramentas, contribuindo para o processo de apropriação desses recursos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofLumen et virtuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.otherTecnologia da educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.titleVocê.com: a relação dialógica entre a sociedade e a universidade no processo de difusão das ticspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.jackbran.com.br/lumen_et_virtus/numero_22/andrearibeiro_adrianateixeira_juniabraga.htmlpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1740-5210pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7514-7344pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8450-2061pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.