Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53055
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O valor social no discurso do discente de enfermagem: um encontro fenomenológico com Max Scheler
Título(s) alternativo(s): The social value in nursing students' discourse: a phenomenological encounter with Max Scheler
Autor(es): Gilberto de Lima Guimarães
Tania Couto Machado Chianca
Vania Regina Goveia
Kleyde Ventura de Souza
Isabel Yovana Quispe Mendoza
Ligia de Oliveira Viana
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e compreender, no discurso do discente, o valor social e discuti-lo à luz de alguns pressupostos de Max Scheler. O discente concluinte do Curso de enfermagem ocupa lugar existencial no mundo, dando-lhe significado e sentido por meio de sua valoração. Pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, da qual participaram dez discentes concluintes do Curso de Enfermagem, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados de agosto a setembro de 2014, por meio de entrevista. Usou-se a hermenêutica diltheyniana para desvelar o sentido das falas. O valor social emergiu nos discursos, expresso pela solidariedade a partir da simpatia. O valor social foi reconhecido como constituinte do campo axiológico que fundamenta a profissão e essencial para o cuidado de enfermagem. Admite-se que lógicas complementares que conjugam a ciência e a arte da enfermagem são a “lógica da razão” e a “lógica do coração”.
Abstract: The study aimed to identify and understand, in the student’s discourse, the social value and discuss it in the light of some of Max Scheler’s assumptions. The senior students in Nursing take an existential place in the world, giving it meaning and sense through their opinion. The research is qualitative with a phenomenological approach. The subjects were 10 senior students from the Nursing course in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Data were collected from August to September, 2014, through interviews. Dilthey’s hermeneutics was used to unveil the meaning of the statements. The social value emerged in the discourse, expressing solidarity based on sympathy. The social value was recognized as a constituent of the axiological field that founds the profession and is essential for nursing care. It is acknowledged that the “logic of reason” and the “logic of the heart” are complementary and combine the art and science of nursing.
Assunto: Enfermagem
Cultura
Valores sociais
Estudantes de Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072016002690015
URI: http://hdl.handle.net/1843/53055
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/tce/a/ZkzhCYk4SnjzJKcR6gDKznw/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Texto & Contexto - Enfermagem
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O valor social no discurso do discente de enfermagem_ um encontro fenomenológico com Max Scheler.pdf551.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.