Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53170
Type: Monografia (especialização)
Title: Estrutura das intervenções de esportes modificados para crianças e adolescentes com deficiência: uma revisão bibliográfica do tipo escopo
Authors: Alice Bustamante Sousa
First Advisor: Ricardo Rodrigues de Sousa Junior
First Co-advisor: Hércules Ribeiro Leite
Abstract: INTRODUÇÃO: As intervenções centradas no esporte objetivam a participação das pessoas com deficiência em atividades esportivas. O Esporte Modificado é uma nova intervenção que une o treino da função motora grossa com a introdução à prática esportiva. Entretanto, pouco ainda é conhecido sobre os componentes desta intervenção e seus ingredientes ativos. O objetivo da presente revisão foi examinar as estruturas e componentes das intervenções de Esportes Modificados para crianças e adolescentes com deficiências. MÉTODOS: Em março de 2022 analisou-se na literatura os estudos que se caracterizavam por esse tipo de intervenção nas bases de dados EMBASE, PubMed, SciELO, PEDro, CINAHL, SPORTDiscus e Web of Science e por meio de handsearching na lista de referências de artigos relevantes. RESULTADOS: Treze estudos foram selecionados e se caracterizaram pelas diferentes condições de saúde dos participantes e modalidades esportivas. Todos os estudos selecionaram crianças e/ou adolescentes que deambulavam com ou sem auxílio. A maioria realizou os treinamentos em ambientes reais e em grupo. Nem todos os estudos separaram o treino de habilidades motoras grossas do treino esportivo. CONCLUSÃO: Os Esportes Modificados estruturam-se por meio do treino de habilidades motoras e da prática esportiva, em baixas doses, em grupo e ambientes reais. Possuem baixo nível de evidência e faz necessário o desenvolvimento de novos estudos para o fortalecimento dessa modalidade.
Abstract: INTRODUCTION: The sport-centered interventions aims the participation of people with disability in sports activities. The modified sport is a new intervention that combines gross motor function training with the introduction to sports practice. However, little is know about the components of this intervention and it’s active components. The goal of this revision was to examine the structures and components of the interventions of modified sports for children and teenagers with disabilities. METHODS: The literature search of the studies characterized by these type of intervention was performed in the databases EMBASE, PubMed, SciELO, PEDro, CINAHL, SPORTDiscus and Web of Science and by headsearching in reference list of relevant papers. RESULTS: Thirteen studies were selected, characterized by different health conditions of participants and different sports modalities. All studies encompassed children or teenagers able to walk, with or without assistence. The majority of the studies performed the training in real environments and in groups. Not all of them stratified the gross motor skills training from the sport’s training. CONCLUSION: The modified sports are structured by the motor skills training and sports practice, in low doses, in group and in real environments. There is low evidence level of this approach, and new studies are needed for the strengthening of this modality.
Subject: Esportes para deficientes físicos
Crianças deficientes
Adolescentes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53170
Issue Date: 3-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Alice Bustamante Sousa.pdf522.87 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons